Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Receitas com Vinho

Futebol + Vinho = Momentos Inesquecíveis

01 fevereiro 2023
  • 1020 visualizações
  • 0 comentários

Os jogos mundiais já começaram e chegou a hora de abastecer seu estoque para torcer e comemorar as vitórias do Brasil com vinhos incríveis

Futebol combina com vinho sim! O maior evento para os apaixonados por esse esporte já começou. Realizado no Catar, os jogos mundiais esão mobilizando diversas pessoas a irem até o Oriente Médio acompanhar esse acontecimento que só ocorre de 4 em 4 anos. 

Aqui no Brasil, sabemos que o futebol é o esporte símbolo e todo mundo fica ligado em cada lance, torcendo ao máximo tanto pelos times do coração quanto pela nossa seleção canarinho. 

E para que os jogos fiquem ainda melhores, fizemos uma seleção de curiosidades e vinhos dos países que estão participando da competição. Confira abaixo: 

Confira os países participantes que possuem vinícolas ou consomem vinhos:

Equador: a produção do vinho no Equador começou na época que o país fazia parte do Vice-Reinado do Peru, mas por conta do clima tropical, as plantações das videiras não deram frutos. Quando as serras do interior foram colonizadas, os vinhedos prosperaram e, em 1582, já eram cultivadas mais de 60 mil cepas nas margens do rio Mira. Hoje em dia existem mais de 200 hectares de vinhedos nas montanhas e 50 na costa, mais precisamente na província de Manabi. Os vinhos são feitos das variedades: Autóctones Nacional Branca e Negra, crioulas Isabella, Niágara e Concord. Além disso, existem algumas européias, como: Barbera, Cabernet, Merlot, Moscatel Povorella e Sangiovese.

Estados Unidos: dois dados impressionam nesse grande país: dados recentes o apontam como a maior área de vinhedos do Novo Mundo e o maior consumidor de vinhos do planeta. Para surpreender ainda mais, é o 2º maior exportador de vinhos da América.

Inglaterra: os ingleses são o sexto maior consumidor mundial de vinhos. Atualmente, produzem espumantes de classe internacional e que já receberam prêmios. Existem três regiões de viticultura que se espalham pelo sul da costa, mais precisamente de Cornualha até Kent, sendo elas: Sussex, Kent e Surrey. Esses locais se assemelham pelo clima e solo e exibem diversas variedades de uvas que se adequam ao clima.

Argentina: produzindo 75% de todo vinho do mundo elaborado com a uva Malbec, a Argentina é o segundo maior produtor de vinhos da América do Sul e o 9º maior do mundo.

França: um dos berços da vitivinicultura, a França reina com uma diversidade de estilos e vinhos para todos os bolsos e os paladares. E os franceses fazem o dever de casa! Para ter uma ideia, o consumo fica em torno 44 litros por pessoa/ano.

Austrália: com modernos e exuberantes tintos capitaneados pela uva Shiraz e brancos surpreendentes, a Austrália aumentou drasticamente suas exportações de vinhos nas últimas décadas. Um prêmio pela crescente qualidade apresentada.

Espanha: atualmente, a Espanha é o 3° maior produtor de vinhos e possui a maior área de vinhedos do mundo. 

Alemanha: com as uvas brancas dominando 65% de todo seu vinhedo, não é à toa que a Alemanha é historicamente reconhecida pelos seus vinhos brancos – muitos dos quais são excelentes -, porém, o país gera também tintos surpreendentes.

Uruguai: 4º país vitivinícola mais importante da América do Sul, com uma área de vinhas das quais mais de 95% são para produção de vinho, é considerado um país boutique na elaboração da nossa bebida favorita.

Portugal: 4º maior produtor de vinhos da Europa deve seu sucesso principalmente às suas vantagens naturais, como a riqueza de terroirs – do mar à montanha – e dezenas de cepas nativas, como a Touriga Nacional.

Brasil: nas últimas décadas, a produção de vinhos no Brasil modernizou-se, com destaque para os espumantes, além de tintos e brancos cada vez mais interessantes. É o 5º maior produtor sul-americano e o 20º maior do mundo (2016).

Suíça: com mais de 200 variedades de uva, a Suíça possui 40 antiquíssimas raridades nativas que quase não são encontradas em outros lugares do mundo. Ocupando a 20ª posição no ranking mundial de produção, é o 4º em consumo, com 33 litros por habitante. Porém, sua produção local é limitada por conta das condições climáticas e atende 35% da demanda. 

Gostou de saber um pouco mais sobre os vinhos de alguns países que estão competindo? Agora, acesse o nosso site, escolha os seus rótulos favoritos e assista aos jogos em grande estilo!

Escrito por: Wine