Frutos do mar e vinho: uma combinação deliciosa e refrescante
- 14 curtidas
- 1219 visualizações
- 0 comentários
A cara do verão, o peixe, a lula, a lagosta e outros animais marinhos formam uma explosão de sabores com diversos rótulos
Praias lotadas, o sol rachando e a água do mar super convidativa. É assim que a estação mais quente do ano se apresenta para os amantes do calor e de eventos ao ar livre. No verão, os quiosques também ficam cheios e a procura por petiscos e pratos com frutos do mar aumenta bastante.
É comum associarem essa época com o consumo de cerveja. O que muitos não sabem, é que o peixe, o camarão, a lula, a lagosta e outros animais marinhos formam uma deliciosa e refrescante combinação com diversos vinhos.
Para acertar em cheio na hora de harmonizar as refeições com os rótulos que serão consumidos, trouxemos algumas dicas para você. Continue a leitura!
Vinho tinto com frutos do mar? Pode, sim!
Geralmente, peixes e frutos do mar harmonizam melhor com vinhos brancos e rosés, já que costumam ter um sabor mais leve e suave. Porém, peixes com sabor mais encorpado, como salmão e bacalhau, podem ser servidos com vinhos tintos mais frescos e suaves, como o Pinot Noir e o Gamay.
Exemplares elaborados com estas uvas têm taninos mais sutis e delicados e geralmente têm corpo leve, não atropelando o prato e possibilitando um sabor agradável na harmonização.
Vinho rosé: o queridinho da lula e polvo à dorê
Muito apreciados fritinhos, com limão no capricho, a lula e o polvo são moluscos consumidos também nos bares e quiosques em porções. Para acompanhar os empanados, o vinho rosé é uma boa pedida. Refrescantes e versáteis, combinam tanto características do vinho branco, quanto do tinto. Nossa sugestão é o tipo Alentejano.
Continue no assunto: Harmonização com peixes e frutos do mar
Clássico dos crustáceos
Caranguejo, lagosta e camarão… o clássico trio que pede uma taça de vinho branco. Com sabores leves e, ao mesmo tempo, marcantes, esses crustáceos possuem aspectos mais adocicados. Uma boa pedida para petiscos bem temperados com sal e limão, é um Sauvignon Blanc.
Cheers!
Protagonistas do Réveillon e outras celebrações marcantes, os espumantes, exemplares vibrantes e refrescantes, harmonizam super bem com risoto de camarão, ceviche e salmão grelhado.
Escolha um espumante Brut, pois terá mais chance de agradar desde paladares mais secos até os mais adocicados.
Como você pôde perceber, há uma infinidade de combinações que podem ser feitas para ressaltar os sabores dos frutos do mar aliados com o vinho.
Que tal conferir na prática a delícia que é essa explosão gastronômica? Acesse a nossa loja!