Fondue e vinho: saiba como harmonizar
- 13 curtidas
- 8208 visualizações
- 0 comentários
Combinação irresistível para todas as estações, esses dois podem harmonizar perfeitamente
Fondue e vinho combinam? É claro que sim! Para muitas pessoas, toda hora é hora de saborear um delicioso prato. Mas para outras, o friozinho pede comida quentinhas e que trazem aquela sensação de acolhimento. Como o fondue, por exemplo.
Originado da palavra francesa “fondre”, que significa fundir ou derreter, a história desse prato começou na Suíça. Ao longo do rigoroso inverno do país, quando os alimentos frescos acabavam, os camponeses misturavam queijo, pão e vinho, pois eram os ingredientes mais resistentes ao tempo. Por isso, acredita-se que o fondue original seja o de queijo.
Em 1930, a União Suíça de Queijos declarou que o fondue era um prato oficialmente suíço. Já as versões de carne e chocolate, tidas como “modernas”, foram criadas nos Estados Unidos.
Como preparar o fondue
Preparado em uma panela chamada Caquelon, que é mantida quente por um “réchaud”, que apresenta uma pequena chama na panela para mantê-la aquecida durante toda a refeição. A forma de comer é mergulhando diretamente na panela um pedaço de pão ou de fruta (para os fondues de queijo ou chocolate), com um garfo de cabo alongado.
Dica de leitura: 7 dicas especiais de vinhos para o inverno
Existem diversas receitas e diferentes formas de aproveitar o fondue, que combina tanto com uma reunião entre amigos, quanto um jantar a dois. Confira alguns tipos de fondues e sugestões de vinhos para acompanhar.
Fondue de queijo
Feito com um ou mais tipos de queijos, sendo o Gruyère, o Emmental e o Gouda os mais utilizados, o fondue de queijo também conta com um pouco de vinho branco na receita. Para mergulhar no queijo, pode-se utilizar pão, batata, legumes ou o que você achar que combina.
Para as opções mais tradicionais que envolvem queijos, pães, batatas e legumes, você tem maior versatilidade na escolha: pode escolher rosés e brancos com acidez mais vibrante, pois a acidez ajuda a limpar o paladar, ou tintos leves e frutados, como por exemplo tintos leves e frutados ou brancos com boa acidez, pouca ou nenhuma madeira, como, por exemplo:
Hielo Sur Cool Climate D.O. Valle de Casablanca Chardonnay 2021: com aroma de frutas tropicais, notas suaves de baunilha e frutas secas, esse vinho é redondo, possui uma boa acidez e frutado. Harmoniza bem com empadão de frango, moqueca capixaba e bolinho de arroz.
Bonnievale The River Collection Chenin Blanc 2021: com um visual amarelo claro e reflexos esverdeados, tem um aroma floral com frutas cítricas e tropicais. É fresco, frutado e possui uma acidez vibrante, combinando bem com abobrinha recheada, camarão salteado, arroz de bacalhau e salada caesar.
Capote Velho Reserva Regional Lisboa Branco 2019: com uma boa estrutura e acidez agradável, esse rótulo tem um olfato de frutas tropicais e cítricas e possui um visual amarelo claro com reflexo esverdeado. Harmonizando bem com maçã verde recheada com farofa de quinoa e castanha, também é um ótimo acompanhamento para panqueca de queijo.
Fondue de chocolate
Geralmente, utiliza-se chocolate meio amargo e, como acompanhamento, frutas como morango, banana, uva, e também waffle. A harmonização ideal é com vinhos de sobremesas e licorosos, como o vinho do Porto. Nossas dicas:
Porto Burmester Ruby: com um visual de rubi avermelhado, esse rótulo possui um olfato de frutas negras maduras com mirtilo, ameixa seca e nuances de amêndoas. É jovem, robusto e de grande persistência. Combina bem com queijos de média cura, mousse de morango e iogurte, clafouti de frutas vermelhas, folhado de camembert com framboesa e frutas secas.
Porto Burmester Tawny: uma mescla de frutas maduras e secas, com notas de baunilha e castanha. Com um visual de rubi com tons alaranjados, possui uma acidez equilibrada com a doçura, notas frutadas de caramelo e amadeiradas. Harmoniza super bem com frutas secas, tiramisù, pudim, chocolate meio amargo, brownie e crepe.
Dica de leitura: Pães e vinhos: dicas para combinações certeiras
Fondue de carne
É composta por cubos de mignon macios, crus e sem tempero. O sabor fica por conta dos molhos que acompanham. Para harmonizar, Opte por vinhos tintos mais estruturados, bom corpo e com acidez presente. Se for usar molhos mais especiados, escolha vinhos tintos com notas de especiarias para combinar em aromas e sabores.
San Cetteo Turandot D.O.P. Montepulciano dAbruzzo 2020: encorpado e delicado, esse rótulo possui um olfato de frutas vermelhas, morango e cereja, tem um visual rubi com reflexos violáceos. É ideal para acompanhar espaguete à bolonhesa, ravióli com parmesão, risoto de legumes e carnes vermelhas leves.
Terras de Estremoz Regional Alentejano Tinto 2020: com aroma de frutas vermelhas e pretas, possui um visual de rubi intenso, uma estrutura final agradável e harmoniza bem com queijos, tapas e embutidos.
U by Undurraga D.O. Valle Central Cabernet Sauvignon 2020: um vinho jovem, corpo leve para médio, frutado com toques herbáceos, possui aroma de frutas vermelhas com toques de especiarias, tem um visual rubi intenso e harmoniza bem com pratos de média estrutura, molhos à base de tomate ou especiarias e queijos semiduros.
Fondue de camarão
Camarões previamente empanados e fritos são mergulhados no fondue de queijos. Harmonize com vinhos brancos mais encorpados ou vinhos rosés, ambos com boa acidez para ajudar a limpar o paladar.
Hoffman Monastrell Rosé 2020: com notas de frutas vermelhas, morango e flores, tem um visual rosa claro, gosto intenso com final amadeirado e longo. Harmoniza bem com arroz de polvo, ceviche de salmão, ensopado vegetariano e atum grelhado.
Miles from Nowhere Rosé 2019: com um gosto suculento, frutado e acidez equilibrada, tem um visual salmão claro e um aroma de frutas vermelhas, morango, framboesa e cereja. Combina muito bem com frango thai, comida japonesa, salada picante e penne com salmão.
Ballade Cabernet Sauvignon Rosé 2021: harmonizando bem com espaguete com camarão, risoto de palmito, salada de grão de bico e frutos do mar, possui um aroma frutado que lembra morango, framboesa e cereja. Tem um visual rosa claro e é um vinho jovem, leve e possui uma acidez equilibrada.
Agora é só escolher o seu tipo de fondue preferido e separar o vinho. Caso não tenha a panela, improvise fazendo em uma comum esquentando no fogão, o que não pode é deixar de provar essa maravilha que pode e deve ser feita durante todo o ano!