Lambrusco: saiba tudo e mais um pouco este vinho
- 15 curtidas
- 7549 visualizações
- 2 comentários
De onde eles vêm, de qual uva são elaborados, com o que vão bem? Isso e muito mais sobre os descomplicados lambruscos você descobre agora!
Não de hoje que o vinho Lambrusco faz sucesso e nem é só no Brasil. A partir de agora, você vai descobrir que esse estilo de vinho tem uma bagagem que vale mais do que o seu preço.
Para começar, esse vinho tem muita história na Itália. A bebida é elaborada na Emilia-Romagna, nas províncias centrais de Modena, Parma, Reggio nell’Emilia e Mantua.
Nessa região viviam os etruscos, um dos mais antigos povos italianos e que já lidavam com a uva lambrusco, isso a séculos atrás. Já sabia disso? Dá uma olhada abaixo, tem muito mais para conhecer.
Curiosidades sobre os lambruscos
– Lambrusco é, na realidade, o nome da uva da qual estes vinhos são feitos. Ela cedeu o nome para a denominação e para a bebida.
– Essa uva constitui uma família de variedades. Por isso, existe a lambrusco salamino, a lambrusco grasparossa e várias outras.
– Originalmente, o lambrusco é um vinho tinto seco, com bom nível de acidez e excelente para acompanhar massas com molhos de tomate e pratos gordurosos.
As versões branco e rosé são elaboradas para exportação, na Itália bebe-se o tinto.
– Lambrusco é o principal vinho italiano reconhecido nos Estados Unidos. O país norte-americano importa milhões de caixas desse tipo de vinho, nas versões branco, tinto e rosé.
– No Brasil, esse vinho coloca a Itália em terceiro lugar como o país produtor preferido do brasileiro, logo após Chile e Argentina.
– A Emilia-Romagna, terra dos lambruscos, é também mundialmente conhecida como o centro da gastronomia italiana. De lá saem iguarias como o Presunto de Parma, o vinagre balsâmico de Modena, o molho à bolonhesa, a mortadela bolonhesa, trufas, o onipresente Capelatti e o queijo Parmigiano Reggiano… Entre outras.
Principais características dos lambruscos
– São levemente frisantes e muito refrescantes (são servidos a cerca de 8 °C).
– Podem ser tintos, brancos ou rosés. Secos, com mais acidez, ou doces. Essa diferença está especificada dos rótulos: Secco significa seca e Amabile, doce.
– Apresentam baixo teor alcoólico (variando de 7 a 8,5%).
– Ficam pouco tempo em contato com as cascas da uva. Por isso, costumam ter cor clara e translúcida.
– Na boca, são frutados e com toques florais ou minerais.
– Possuem preços bem acessíveis.
Para harmonizar
É um vinho descomplicado e fácil de beber, ideal para acompanhar pratos do cotidiano. Massas e receitas do dia a dia, aperitivos e até mesmo para ser degustado sozinho. somente para refrescar.
Para degustar
Confira ao lado as opções em Lambrusco da Wine.com.br e aproveite!