Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Dicas

10 espumantes para as Festas de Fim de Ano

20 novembro 2019
  • 26306 visualizações
  • 2 comentários

As festas de fim de ano estão chegando e bons espumantes não podem faltar na hora do brinde

Os espumantes são vinhos historicamente ligados a celebrações. Suas borbulhas e essência elegante têm tudo a ver com festas e confraternizações de fim de ano.

A versatilidade dos espumantes é ideal para a diversidade de receitas servidas nessa época do ano, desde os petiscos e entradas até os pratos principais.

Produzidos nos quatro cantos do mundo, esse tipo de vinho pode ser elaborado com diferentes uvas, como a Chardonnay e a Pinot Noir, e métodos, como Charmat e Tradicional, também conhecido como Clássico.

Quando falamos de tipos de espumantes, não podemos esquecer das Denominações de Origem, em que se destacam o Prosecco, na Itália, o Cava, na Espanha, e o Champagne, na França.

É comum surgirem algumas dúvidas na hora de escolher um rótulo. Uma delas é a ausência da especificação da safra, pois muitos espumantes não trazem essa informação no rótulo. Mas ao contrário do que se pode pensar, isso não é um indicativo de baixa qualidade.

Na verdade, existem vinhos que são propositalmente elaborados para ter um perfil constante, ou seja, que não se altera a cada safra. Para alcançar esse objetivo, o vinho base, que ainda será submetido à segunda fermentação, é misturado com vinhos de safras diferentes, na busca da linearidade das características e da personalidade. Logo, não encontrar a safra estampada no rótulo é um indicativo de estilo constante.

Junto com os questionamentos da safra podem surgir dúvidas sobre o tempo de guarda, que é sempre contado a partir do ano da safra do vinho. Mas como podemos ter essa informação no caso dos espumantes não safrados?

Dica de leitura:  10 melhores vinhos para casamento até R$ 60

Simples: você deve contar a estimativa de guarda a partir do ano vigente da aquisição da garrafa. Por exemplo, se a garrafa foi adquirida em 2017, e o potencial de guarda informado na ficha técnica é de 3 anos, o consumo é indicado até 2020, desde que a garrafa seja armazenada em condições ideais.

Anotou todas as dicas? Confira exemplares que selecionamos para você aproveitar as festas de fim de ano.

Espumantes para o Natal e Ano-novo

Champagne Montaudon Brut.
Elaborado pela Maison Montaudon, tradicional casa de Champagne fundada em 1891, este Brut tem notas de frutas brancas, mel, pão e fermento no aroma, além de um paladar cremoso, com boa acidez, médio corpo e delicada perlage.

Espumante Salton Évidence
Elaborado a partir do Método Tradicional, esse exemplar possui aromas que remetem a pão torrado, frutas cítricas, flores do campo, baunilha e fermento. Seu paladar se mostra seco, elegante, harmônico e cremoso.

Espumante Fantinel One & Only Rosé Brut 2018
Sua segunda fermentação, responsável pelas borbulhas do espumante, é elaborada através do Método Charmat, com 150 dias sobre as borras finas, para alias complexidade ao frescor. O resultado: aroma e sabor de frutas vermelhas frescas.


Espumante Cono Sur Sparkling Brut
Pontuado com 91 pontos de James Suckling, esse espumante do escondido Valle del Bío-Bío, no Chile, foi elaborado pela premiada Cono Sur com uva Chardonnay e pequena porcentagem de Pinot Noir pelo Método Charmat.

Dica de leitura:  5 vinhos para fugir do comum

Espumante Undurraga Royal D.O. Valle de Leyda Brut.
Produzido pelo método Charmat, cuja segunda fermentação ocorre em tanques de aço inox pressurizados, esse espumante traz aromas frutados e florais, sobre um paladar fresco e levemente cremoso.

Espumante Partridge Stars Brut
Delicado, mas com presença em boca, fresco, frutado e com discreto toque de pão.

Espumante Salton Royal Ice Demi-Sec
Elaborado para ser degustado com gelo dentro da taça, pois atenua a doçura e deixa a bebida geladinha, tornando a experiência ainda mais gostosa. Perfeito também para compor drinks, como o clericot.

Espumante Chevalier Blanc de Noirs Brut
A Chevalier é especialista na produção de espumantes na França. A cada vinificação são avaliadas as uvas tintas para elaborar um espumante equilibrado, com bom frescor e frutado. Neste caso, um Blanc de Noirs 100% com uva Pinot Noir.

Espumante Batasiolo Metodo Classico Extra Brut
Notas de frutas brancas, limão, ervas, acácia, pão torrado e mel marcam o perfil olfativo desse espumante italiano intenso, cítrico, equilibrado e com acidez presente.

Espumante Casa Valduga Gran Reserva Extra Brut 2012
Um espumante de brasileiro de excelência que recebeu 90 pontos do guia Descorchados. Elaborado por meio do método tradicional, com longa maturação, são 60 meses sobre as borras, em garrafas. Parte do vinho da uva Chardonnay amadureceu por 12 meses em barricas de carvalho, o que garantiu ainda mais complexidade à bebida.

Escrito por: Wine