Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Enoturismo

Toscana – Roteiros do vinho

03 fevereiro 2017
  • 14422 visualizações
  • 1 comentários

A Toscana é uma das mais belas e famosas regiões italianas, inclusive, quando o assunto é vinho. Saiba mais sobre essa pérola da Itália.

Cenário de filmes e casamentos, a Toscana pode ser considerada uma das regiões mais românticas do mundo. O motivo está nos antigos castelos, nas vilas medievais, nos vinhedos que desenham a paisagem, na gastronomia e nos vinhos, é claro!

O enoturismo na Toscana é muito versátil. Além de percorrer o caminho de Firenze à Siena, que é a clássica rota do Chianti, você pode estender para cidades turísticas como Pisa, Livorno, Lucca e Arezzo, ou outras pequenas cidades que possuem Denominações de Origem aclamadas como Montalcino e Montepulciano.

Alugar um carro proporciona autonomia para visitar diferentes vinícolas, das familiares aos grandes grupos, mas lembre-se que a pessoa que for assumir a condução do veículo deve ficar de fora das degustações. A outra opção é contratar um serviço personalizado de motorista ou serviços de visitas guiadas.

Dica de leitura:  Dia do Imigrante Italiano

Existem diversas rotas do vinho oficiais, uma dela é a Strada del Vino Nobile di Montepulciano. Para os amantes de esportes como a corrida, vale a pena se programar para visitar a região no mês de outubro, pois acontece uma maratona em meio aos vinhedos de Chianti. Para os apreciadores de arquitetura contemporânea, existe uma rota com vinícolas assinadas por designers nacionais e internacionais.

Para aproveitar ao máximo a sua experiência na região, deguste vinhos de diferentes Denominações de Origem, rótulos elaborados com a Sangiovese, a uva emblemática do local, Trebbiano, Canaiolo, Vernaccia di San Gimignano, Grechetto e também outros produzidos com variedades internacionais como a Cabernet Sauvignon e Merlot para conhecer as características dessas castas cultivadas no terroir local.

Sobre a gastronomia, só volte para casa após vivenciar a clássica harmonização de bistecca alla fiorentina com um Chianti Classico. Prove também os azeites locais e a combinação de prosciutto e melone (presunto com melão), também muito típico na Toscana.

Dica de leitura:  O Vinho Marsala

Wine Bares

Zest, Siena

Le Volpi e l’Uva, Florença

La Fortezza di Montalcino, Montalcino

Vinícolas com hospedagem

Ricasoli

Vinícolas para visitação

Carpineto, Florença

Vignamaggio, Chianti

Antinori, Chianti

San Polo, Montalcino

Castello Banfi, Montalcino

Nostra Vita, Montalcino

Avignonesi, Montepulciano

Boscarelli, Montepulciano

Museus

Museu do Vinho, Florença

Sites oficiais

Para ter acesso às notícias e à agenda de eventos da Toscana, alguns sites oficiais podem auxiliar no planejamento do seu roteiro:

Brunello di Montalcino

Chianti Classico

Nobile di Montepulciano

Confira ao lado vinhos toscanos para você degustar e se apaixonar!

Escrito por: