Vinícola exclusiva: a histórica Urmeneta
- 69 curtidas
- 3997 visualizações
- 3 comentários
Conheça a história da tradicional vinícola chilena Urmeneta.
A Viña Urmeneta perpetua o nome de seu fundador, José Tomás Urmeneta, homem público e rico empresário que em meados do século XIX teve grande importância na renovação da vitivinicultura chilena.
Em 1860, José adquiriu uma propriedade com cerca de 3.870 hectares, a meio caminho entre Santiago e Valparaíso, destinada a produção agrícola, onde implantou 115.000 videiras de cepas francesas. Essa fazenda se tornaria, até o final de sua vida, seu local preferido de descanso e de satisfação, em que exercia sua vocação como produtor de vinhos.
Grande empreendedor, José Tomás Urmeneta acumulou uma vasta riqueza por meio de diversos investimentos. Ele foi o principal sócio da Empresa de Gás de Santiago, também era proprietário da estrada de ferro de Tongoy e das famosas minas de cobre de Pique de Tamaya, localizadas na região de Coquimbo, norte do Chile. Outra atividade que o tornou notório foi a política, tendo exercido vários cargos públicos e, inclusive, concorrido sem sucesso à presidência da república de seu país.
Hoje, a Urmeneta tem cerca de 4.137 hectares de vinhedos espalhados pelas principais regiões produtoras chilenas de vinhos, indo ao encontro do objetivo de elaborar exemplares que reflitam o caráter de cada terroir que os originaram.
Já há algum tempo, ela faz parte do segundo maior grupo vitivinícola do Chile, o VSPT Wine Group, proprietário de marcas renomadas como Viña San Pedro, Viña Tarapacá e Santa Helena no Chile, Finca La Celia e Leyda na Argentina, entre outras. O grupo trouxe à Urmeneta, principalmente, suporte tecnológico e de distribuição.
Com isso, atualmente, a vinícola possui três linhas distintas, Varietal, Reserva e Reserva Especial Rio de Cobre. Essa última traz no nome uma referência direta às minas de cobre que pertenceram ao fundador da vinícola. Todos os anos, a Urmeneta seleciona suas melhores uvas para elaborar os vinhos dessa linha.
Seguem nossas sugestões para que você possa apreciar a arte dessa vinícola:
Urmeneta Sauvignon Blanc 2015 – Integrante da linha varietal, esse branco leve, fresco e frutado mostra abacaxi, pera, maracujá e notas de limão entre seus aromas.
Urmeneta Reserva Carménère 2014 – Tinto da linha reserva com aromas de amora, groselha, morango e cereja, com notas vegetais e nuances de chocolate.
Urmeneta Reserva Especial Cabernet Sauvignon Rio de Cobre 2013 – Com aroma de frutas maduras, esse tinto especial possui paladar frutado e com taninos maduros.