Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Diário do Winehunter

Embaixadores de Bordeaux

16 outubro 2015
  • 1555 visualizações
  • 0 comentários

Após muito trabalho, o reconhecimento é compensador. Recebemos mais uma honraria francesa, veja só.

Por Manu Brandão

2015 tem sido excepcional e gratificante para nós, Winehunters da Wine.combr. O trabalho que eu e o Vicente desenvolvemos ao longo de pouco mais de dois anos juntos alcançou reconhecimento mundo afora.

Prova disso é a cena acima, registro do dia em que recebemos o título de Prud’homme de Saint Emilion, reservado para profissionais do mundo do vinho. O detalhe é que, este ano, somente 14 pessoas foram condecoradas, no mês de setembro, em Bordeaux.

Essa é a segunda honraria que recebemos. Nesse ano, o Vicente já havia sido condecorado Comendador dos Vinhos de Bordeaux do Médoc, Graves e Sauternes, pela Commanderie Du Bontemps. E eu recebi esse mesmo título no final de 2014.

Bordeaux é minha cidade natal e quem é de lá sabe que não é fácil receber esses títulos. É preciso ser indicado por membros das confrarias e ainda passar por análises de conhecimento e capacidade de transmitir o que sabemos.  Portanto, não é para menos nossos sorrisos nesta foto.

Dica de leitura:  Projeto Terroirs do Mundo - Parte 2

Diário do Winehunter

O título de Prud’homme de Saint Emilion é concedido pela Jurade de Saint-Émilion, a confraria de vinhos mais antiga e prestigiada da França, fundada em 1199. A cerimônia de condecoração é cheia de história, tradição e simbolismo. O começo da comemoração é marcado pelo desfile dos jurats pelas ruas, trajados com a famosa capa vermelha.

No dia seguinte, fomos até a mairie (prefeitura) para colocar a nossa capa vermelha e seguir em procissão pelo centro antigo, juntos aos demais novatos. Nós éramos os únicos brasileiros participando da cerimônia. Pelas ruas havia alto falantes que ecoavam músicas medievais e renascentistas, pessoas tirando fotos, filmando… Foi emocionante!

Seguimos até uma catedral escavada na rocha, onde foi realizada a condecoração. Na cerimônia, recebemos a faixa distintiva da Jurade – usada no ombro –, e um diploma, após assinarmos o livro oficial.

Dica de leitura:  Pets Wine

Diário do Winehunter

Participamos também de um almoço com uma variedade espetacular de vinhos, um deles era um Magnum – Château Angelus 2004, incrível! Finalizamos as comemorações com uma boa taça de champagne com os Jurats e o prefeito de Saint-Émilion. Um dia inesquecível que tivemos o prazer de compartilhar com nosso amigo Ricardo Buteri, Diretor de Operações da Wine.com.br.

Diário do Winehunter

Santhé a todos!

Escrito por: