Como escolher uma adega
- 165 curtidas
- 23847 visualizações
- 0 comentários
Saber como escolher uma adega nem sempre é algo fácil. Confira as nossas dicas e atente-se aos detalhes para não errar na escolha da sua.
Manter os vinhos bem conservados é uma tarefa que exige atenção a detalhes que já falamos aqui em “Dicas para conservar vinho em casa”. Ainda assim, todo enófilo sonha em ter uma bela adega para armazenar suas garrafas.
Uma excelente opção para quem não tem muitas garrafas, mas já adquiriu o suficiente para ter de armazená-las, é a adega climatizada móvel, muito conhecida e utilizada no meio dos apreciadores de vinho. Mas na hora de escolher a sua, alguns cuidados devem ser tomados.
Como escolher uma adega climatizada móvel
- Escolha uma adega com sistema tradicional (com compressor) e não o moderno e-freeze (eletro-eletrônico) que não se adapta bem a climas com altas temperaturas.
- Opte por marcas e modelos conhecidos. Recomendamos as que já são bem conhecidas e conceituadas no mercado.
- Dê preferência a adegas com prateleiras reguláveis para comportar garrafas de diferentes tamanhos, e de controles independentes, porque nem toda bebida deve ser armazenada na mesma temperatura. Um espumante, por exemplo, requer temperaturas mais baixas, enquanto alguns tintos podem ser armazenados a temperaturas mais elevadas.
- Se a adega tiver uma porta de vidro, o ideal é que seja de vidro escuro com proteção UV.
- Se tiver um alarme que indica que a porta está aberta, é uma boa! Assim você garante a constância da temperatura.
- Cuidado com as fontes de luz e calor. Evite colocar sua adega climatizada de frente para uma janela ensolarada, por exemplo. Isso vai comprometer seu bom funcionamento.
Esperamos que com essas dicas você encontre a adega ideal para o seu ambiente! Agora é só aproveitar e escolher seus vinhos favoritos!