5 cuidados com adegas climatizadas
- 40 curtidas
- 13594 visualizações
- 1 comentários
Confira algumas dicas de cuidados que você deve ter para armazenar seus vinhos em adegas climatizadas.
Práticas e modernas, as adegas climatizadas têm conquistado cada vez mais espaço nos ambientes dominados por apreciadores de vinhos. Disponíveis em diferentes tamanhos e modelos, elas atendem às necessidades de armazenamento de diversos tipos de vinho.
Devido a essa variedade, já até falamos por aqui sobre o que observar na hora de adquirir a sua. No post Como escolher uma adega, você encontra todas as dicas.
Mas, além de comprar, é preciso mantê-la em bom estado para que os vinhos não sejam prejudicados. Ou seja, é necessário ter atenção a alguns pontos básicos na hora de cuidar desse item precioso. Para ajudar, listamos quais são. Olha só:
Cuidados com adegas climatizadas
1) Antes de instalar a sua adega, considere as seguintes distâncias mínimas de outros itens para garantir uma circulação de ar adequada: 10 cm nas laterais, 10 cm no fundo e 10 cm no topo.
2) Escolha um ambiente que não tenha equipamentos que gerem calor, como o fogão, para evitar um esforço maior do aparelho quanto a manter a temperatura ideal dos vinhos.
3) Mantenha-a sempre limpa. Isso pode evitar problemas no funcionamento e a sujeira nos rótulos armazenados. Consulte as dicas do fabricante e faça essa limpeza frequentemente, sem a adega estar conectada na tomada.
4) Sempre que começar a ter picos de energia, remova a tomada da adega para evitar trancos no motor e até mesmo o mal funcionamento da adega (as que contam com proteção contra quedas de energia dispensam esse cuidado).
5) Por fim, a porta da adega deve estar sempre bem vedada para evitar troca de calor com o meio externo. Inclusive, é bom ficar atento quando abri-la para pegar um vinho. Existem modelos que até dispararam um alarme quando a porta fica aberta.