Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Dicas

5 dicas para escolher o vinho certo

09 fevereiro 2024
  • 572 visualizações
  • 0 comentários

Descubra como escolher o vinho ideal para qualquer ocasião com estes cinco passos essenciais. Vem saber mais!

Se você já se sentiu perdido na hora de escolher o vinho perfeito para uma ocasião especial ou como presente, não se preocupe mais! No episódio #182 do Wineverso Podcast, apresentado por Thamirys Schneider e Isabela Ludgero, você encontrará dicas valiosas para desvendar o mundo dos vinhos. 

Este guia prático e rápido será o seu companheiro para tomar as melhores decisões enológicas. 

Continue a leitura e descubra como selecionar o vinho ideal em qualquer situação!

1) Atente-se à safra do exemplar 

A primeira dica para quem quer acertar na escolha de um rótulo é se atentar à safra do vinho, porque, atualmente, a maioria dos vinhos são jovens e para consumo imediato.

“Essa história de que quanto mais velho o vinho, melhor, é balela. Na verdade, ela  é para uma parcela mínima de produção de vinhos no mundo, porque hoje mais de 90% dos vinhos produzidos são vinhos produzidos para consumo imediato”, explica a sommelier Thamirys Schneider.

2) Entenda os momentos 

A segunda dica para escolher o vinho certo é entender o momento em que ele será apreciado. Será em uma festividade? Para um almoço? Jantar? Quem sabe uma praia ou um piquenique? 

Nessas horas, até a vedação do vinho faz a diferença: muitas vezes, o local não tem saca-rolhas ou abridor, o que torna o caminho mais fácil para vinhos em lata ou para garrafas com tampas screw cap, em rosca. 

3) Saiba as características do prato que irá harmonizar

Aqui, as participantes do Wineverso são categóricas! Vai fazer um prato estruturado e com muita carne vermelha? Escolha um vinho tinto mais encorpado.

O menu será leve, talvez uma salada? Os vinhos brancos, rosés e espumantes são as escolhas da vez. 

“Não, eu vou trabalhar com massas, mas com molho branco, com molhos mais à base de leite e de queijos frescos. Então, vai pro branco, vai pro rosé, vai pro espumante. Entendeu? Senão é muito triste, gente, o vinho pode ser excelente, a comida pode ser excelente, mas se você vai juntar um que não tem nada a ver com outro, as duas coisas vão ficar ruins”, conta Schneider.

4) Compre na Wine

Logística de ponta, melhores condições de armazenamento, preços competitivos e o fato de ser a maior importadora de vinhos brasileira: essas são as características que a Wine oferece.

Comprar no app ou site da  Wine é certeza de escolher e comprar o vinho certo! 

5) Comece por apenas uma garrafa

Ficou com alguma dúvida sobre qual exemplar escolher? Qual vinho será o mais saboroso? Ainda não está muito seguro ou segura? 

Compre apenas uma garrafa. De acordo com a  Thamirys, às vezes, as pessoas tendem a comprar uma quantidade grande sem nem ao menos experimentar o vinho antes.

“Não são todos os vinhos que a gente tem a opção de meia garrafa, mas temos algumas opções de meia garrafa. Compra uma, experimenta, depois compra outra, porque, às vezes, a pessoa compra várias e acha que o vinho é ruim. Não é que o vinho é ruim, é que às vezes o vinho apenas não agradou a você, mas ele agrada a várias outras pessoas.”, elucida.

A experimentação, aliás, foi a dica bônus dada por Isabela Ludgero também: “como que a gente descobre o nosso paladar para vinho? Bebendo. Então se permita experimentar os vinhos. É assim que você vai desenvolver e descobrir o que você gosta e o que não gosta”.

E aí, já sabe como não errar agora?

Clique aqui e ouça outros episódios do Wineverso Podcast! 

Escrito por: Wine