Celebre o Dia da Batata com vinho
- 75 curtidas
- 4677 visualizações
- 0 comentários
Batata frita, assada, cozida… Ela é tão amada que ganhou um dia só para ela. Confira algumas curiosidades e uma receita de dar água na boca.
Originária do Peru, a batata por lá é um ícone cultural. Tanto que o governo do país e a prefeitura de Lima promovem o Festival Nacional de la Papa Nativa há alguns anos, no Dia Nacional da Papa, comemorado em 30 de maio.
E claro que vai além do sabor e das deliciosas receitas. O festival também visa difundir a importância do tubérculo, bem como seu valor nutricional.
Rica em carboidratos, proteínas e vitaminas, a batata já era utilizada pelos Incas, há muito tempo, como forma de alimento base. Hoje, é o quarto mais consumido no mundo e o mais pedido em bares e restaurantes!
Não dá para resistir, não é? E, para comemorar o dia, nada como uma receita com a estrela.
BATATA HASSELBACK COM QUEIJO, TOMATE E ERVAS
Tempo de preparo: 1 hora / Rendimento: 4 porções / Nível de dificuldade: médio
Ingredientes:
– 6 batatas médias tipo Ágata
– 3 colheres (sopa) de azeite
– 1 xícara (chá) de queijo minas padrão ralado
– 2 tomates picado
– 3 colheres (sopa) de salsa picada
– Sal a gosto
– Creme azedo (ou requeijão) a gosto
Preparo:
1) Lave muito bem as batatas, sem descascar. Em seguida, faça cortes paralelos, bem fininhos, sem que a faca chegue até a base. Se preciso, espete um palito na base da batata para limitar o corte.
2) Disponha as batatas em uma assadeira e regue-as com um pouco de azeite. Tempere com sal e leve ao forno preaquecido em temperatura média. Deixe assar por 15 minutos, retire do forno e regue com um pouco mais de azeite. Retorne-as ao forno e deixe assar por mais dez minutos.
3) Retire-as e salpique sobre elas o queijo, o tomate e a salsa. Volte ao forno para deixar o queijo derreter. Quando as batatas estiverem douradas e com o queijo derretido, ajuste o sal. Sirva com creme azedo ou requeijão.
¡Buen provecho!
Vinhos para harmonizar
Protos Rosado Riberal Del Duero D.O. 2014 – O bom corpo do Protos Rosado valoriza a estrutura do prato, e o frescor do vinho ampara a untuosidade.
Fantinel Prosecco The Independent Brut 2014 – O paladar leve e a refrescância típica do Prosecco sustentam a cremosidade da batata e de seus acompanhamentos.
Château Le Plo Du Roy Minervois AOP 2012 – A acidez do queijo e do tomate combina com a elegância e o toque frutado desse exemplar de Minervois.
Fleur Du Cap Semillon Unfiltered 2013 – Branco sul-africano com notas amanteigadas, tostadas e frutadas que realçam os sabores do vinho e do prato.