Finca Traversa: conheça a história da maior vinícola de Montevidéu
- 7 curtidas
- 1592 visualizações
- 0 comentários
Com mais de 300 barricas de carvalho, a vinícola comporta mais de 11 milhões de litros de vinho. Vem saber maisa!
Filho de imigrantes italianos, Carlos Domingo Traversa chegou ao Uruguai com seus pais em 1904 e trabalhou, durante muito tempo, em fazendas de vinhedos. Depois de conhecer muito sobre as uvas e o cultivo, em 1937, adquiriu 5 hectares de terra, em Montevidéu, que apresentavam condições ideais para o cultivo da videira.
Depois de preparar, por muitos anos, a terra, em 1956, Carlos fundou a vinícola junto com seus filhos Dante, Luis e Armando. E, hoje, com os seus netos, ele continua a trilhar o caminho do cultivo da uva e dos vinhos.
Por ser algo familiar, todo o processo é acompanhado por um membro da família. Seja na elaboração, engarrafamento, distribuição, comercialização e até mesmo no atendimento, sempre tem algum parente supervisionando. E é com todo esse zelo, cuidado e tradição que Carlos Domingo garante a qualidade e a tradicionalidade de seus vinhos.
Como fuciona a Finca Traversa?
Com mais de 300 barricas de carvalho franceses e americanos, as uvas são processadas em maquinários de última geração e embalados por vinificação. Sendo a maior vinícola do Uruguai, comportando até 11 milhões de litros de vinho, a modernidade, tecnologia e avanços estão sempre presentes, como, por exemplo, os tanques de aço inoxidável que fermentam com temperatura controlada.
Além disso, no laboratório, também é possível conferir instrumentos que controlam o vinho durante todas as etapas de produção.
FINCA TRAVERSA E SUSTENTABILIDADE
Pensando no meio ambiente e na sustentabilidade, a Finca Traversa se empenha, a cada ano, para adotar práticas sustentáveis e modificar os métodos de produção. Por essa razão, em 2014, instalaram painéis fotovoltaicos para gerar energia a partir de fontes renováveis.
Além disso, são feitas compostagens a partir do bagaço produzido durante a colheita, minimizando, assim, o uso de fertilizantes inorgânicos. A vinícola também é mantida com cobertura vegetal e espécies plantadas entre fileiras para reduzir a erosão e a perda de nutrientes, aumentando, assim, a presença de insetos e outros organismos benéficos para a plantação.
E, em 2022, a Finca Traversa aderiu ao Programa de Produção Integrada de Vinho, que é liderado pelo INAVI e INIA, certificando a Viticultura Sustentável.
CONHEÇA AS VARIAÇÕES DO FINCA TRAVERSA
Finca Traversa Merlot 2021: com um olfato de frutas pretas maduras com ameixa e um toque floral, esse vinho possui um visual rubi e um gosto de vinho jovem com corpo leve para médio, frutado e delicado. Perfeito para acompanhar carnes vermelhas assadas, molhos apimentados, especiarias e queijos.
Finca Traversa Cabernet Sauvignon: vinho jovem, corpo leve e taninos suaves, esse rótulo possui um olfato de frutas vermelhas, pimentão verde e especiarias. Com uma cor vermelha intensa, possui uma acidez agradável e harmoniza bem com massa com molho a bolonhesa e lasanha 4 queijos.
Finca Traversa Cabernet Sauvignon Blanc 2021: amarelo claro com reflexos esverdeados, esse vinho é leve, frutado e possui uma acidez refrescante e agradável. Ideal para ser consumido com salgados fritos, carnes brancas, massas ao molho branco ou amanteigado.
Finca Travessa Cabernet Sauvignon 2021: com um tom de rubi intenso, um cheiro incrível de frutas vermelhas, pimentão verde e especiarias, possui um corpo leve para médio, toque frutado e acidez agradável. Harmoniza perfeitamente com carne de panela, massa com molho a bolonhesa e lasanha aos 4 queijos.
Finca Travessa Tannat 2021: com um olfato intenso com aroma de frutas vermelhas, é um vinho jovem, com corpo médio e taninos presentes. Vai muito bem com carnes vermelhas assadas ou cozidas, molhos à base de tomate, queijos ou picantes.
Agora que você conhece um pouco mais sobre o Finca Traversa, que tal experimentar um desses rótulos? Acesse o nosso site, escolha o seu favorito e aprecie.