Sustentabilidade na produção de vinhos
- 228 curtidas
- 7377 visualizações
- 0 comentários
No Dia Mundial do Meio Ambiente, conheça algumas vinícolas que têm a sustentabilidade como filosofia para fazer os melhores vinhos.
Ser sustentável significa atender às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações de também satisfazerem às suas necessidades. Isso envolve ações para mudar o presente sendo economicamente viável, porém, com respeito ao meio ambiente, ciência de que os recursos naturais não são infinitos e estabelecendo relações de responsabilidade social com todos envolvidos no processo produtivo.
Portanto, uma vinícola sustentável deve estender seus cuidados além das uvas e da terra, pois tudo em torno dos vinhedos e de quem trabalha neles ou na adega, influencia no bom resultado do vinho, no futuro do planeta e das novas gerações. Por isso, cada vez mais produtores de vinhos têm se preocupado com o fator sustentabilidade e a necessidade de preservar o meio ambiente.
Vinícolas sustentáveis
Neethlingshof
Para alguns Sócios do ClubeW, essa vinícola já é da família. Seus vinhos estiveram na seleção Classic de fevereiro e na do Premium de janeiro, deste ano.
Mas o que, talvez, nem todos tenham se atentado é que, em 2011, a Neethlingshof alcançou um feito histórico. Foi reconhecida como a vinícola campeã nas atitudes sustentáveis pela Biodiversity & Wine Initiative (BWI), na qual está inserida.
Esse título é dado à empresa que seguiu uma série de requisitos, como ter no mínimo 10% de vegetação nativa na propriedade e um plano de gestão e conservação em longo prazo. Tudo para preservar o meio ambiente e tornar o mundo melhor para as futuras gerações.
Yalumba
Sucesso recente no ClubeW Classic, a Yalumba é uma vinícola australiana comprometida com a sustentabilidade. Em meados dos anos 90 a Yalumba implantou o VITIS, programa de gestão que implanta práticas para melhoria dos vinhedos e proteção ambiental.
Uma de suas ações foi plantar 300.000 árvores e 100.00 arbustos em 400 hectares de terra, o que foi um enorme sucesso na redução de emissão de carbono, e na proteção da fauna e flora nativas. Para cada hectare de vinhedo, a propriedade mantém um hectare de vegetação nativa preservada ou recém-plantada.
Outra iniciativa da empresa foi tornar-se signatária do Australian Packaging Covenant (APC), uma iniciativa criada na Austrália para aumentar o uso de embalagens sustentáveis, incluindo programas de reciclagem.
Ventisquero
Fundada em 2000, a Viña Ventisquero já entrou no mercado com o compromisso de produzir vinhos de alta qualidade, mas com forte respeito ao meio ambiente.
A vinícola tem demonstrado gestão sustentável em todas as áreas envolvidas na produção de vinho: vinhedo, adega e responsabilidade social, com ações que preservam a floresta nativa e seus ecossistemas.
Essas práticas, entre outras, concederam à Ventisquero o “Certificado de Vinhos Sustentáveis da Wines of Chile”, primeira certificação dessa natureza exclusiva para a indústria do vinho chilena.