Conheça a Viña Canepa
- 62 curtidas
- 4158 visualizações
- 0 comentários
Vamos conhecer mais sobre a Viña Canepa, vinícola chilena cheia de história e de vinhos surpreendentes!
História da Canepa
Giuseppe Canepa Vaccarezza, o patriarca da família, chegou ao Chile em 1914 vindo de Gênova, Itália. Assim como outros imigrantes, ele conhecia o manejo da terra e a agricultura. O cultivo da vinha faz parte do modo de vida dos povos do Mediterrâneo, então a viticultura foi um caminho natural para os primeiros passos da família Canepa, em 1930.
Foi no Chile que Giuseppe Canepa encontrou o terroir ideal para elaborar os vinhos que idealizava. Desde o início, a família desempenhou um papel muito importante na modernização da produção vinícola chilena, sendo uma das pioneiras no cultivo das uvas zinfandel, pinot noir e chenin blanc no país. Na década de 80, um grande feito revolucionou a enologia no país andino e a Canepa foi a pioneira na importação de tanques de aço inox para vinificação, equipamentos mais higiênicos e com controle de temperatura.
A vinícola se tornou famosa por apresentar um equilíbrio entre a tradição do Velho Mundo e a modernidade do Novo Mundo na produção de seus rótulos, conquistando reconhecimento internacional e diversos prêmios.
O ano de 2007, houve mais um grande avanço: eles formaram uma aliança com a Concha y Toro para potencializar o crescimento internacional da vinícola, mas sem perder a essência da alma italiana.
Com o passar dos anos e com o reconhecimento adquirido, a vinícola Canepa se expandiu e, hoje, as vinhas encontram-se em quatro terroirs chilenos: Maipo, Rapel, Curicó e Casablanca. Ela é comandada por José Canepa, da terceira geração da família, conta com o enólogo Javier Solari e possui uma produção anual de 2 milhões de litros de vinhos.
E, a cada ano, a história da Canepa vem sendo construída com atenção especial à identificação e expressão das uvas no melhor terroir do Chile.
Linhas de vinhos da Canepa
Magnificvm
É o vinho ícone da Viña Canepa, produzido em Puente Alto, berço dos mais conhecidos Cabernet Sauvignon chilenos. Um tinto potente e de grande estrutura, de aromas complexos e sabor persistente.
Finísimo
Inicialmente, essa linha de vinhos era apenas comercializado no varejo da vinícola, utilizada em eventos locais e para consumo da família, mas as distinções e inúmeros prêmios a conduziram para diversos países. As uvas são de terrenos especiais e a produção é pequena. São vinhos modernos, com boa concentração de aroma e sabor, além de muita tipicidade, e representam muito bem o estilo chileno de fazer vinho.
Canepa Finísimo Gran Reserva Carménère 2015 – Com notas de pimenta e chocolate no aroma, este frutado e elegante tinto é elaborado com a Carménère, variedade que alcança sua melhor expressão no Chile.
Canepa Finísimo Gran Reserva Sauvignon Blanc 2014 – É elegante, harmonioso e com agradável frescor. Com toda a delicadeza e prestígio da linha Finísimo da premiada Viña Canepa, reflete o melhor de seu terroir.
Reserva Privada
Vinhos com Denominación de Origen (DO) que amadurecem ou em barricas de carvalho francês ou em tanques de aço inox. Conheça alguns exemplares:
Canepa Reserva Privada Chardonnay 2016 – Um vinho moderno e elegante. Possui aromas de frutas tropicais, com notas minerais e ótimo frescor. Uma ótima opção para acompanhar peixes grelhados e queijos macios.
Canepa Reserva Privada Cabernet Sauvignon 2016 – Tinto harmonioso, elegante e fino, que faz jus à linha Reserva Privada da Canepa. Seus aromas são intensos e, em boca, tem textura aveludada.
Novíssimo
A linha Novísimo foi criada em 1980, expressando a modernidade da vinícola com um estilo de vinhos jovens, frescos, aromáticos e fáceis de beber.
Canepa Novísimo Syrah 2015 – Um syrah com aromas de frutas negras maduras e notas de especiarias, como pimenta preta. Ao paladar é convidativo e fácil de beber.
Canepa Novísimo Carménère 2015 – Frutado, equilibrado e de taninos maduros este tinto é a exata expressão da linha Novísimo, que conta com vinhos classificados como meio seco na Legislação Brasileira, mas sua doçura é leve e não sua principal característica.