Conheça os tipos de uvas tintas mais cultivadas no mundo
- 12 curtidas
- 10530 visualizações
- 0 comentários
O cultivo das uvas tintas abrange cerca de 75% da área de vinhas pelo mundo. Saiba mais!
Quando falamos sobre uvas tintas, uma das primeiras que vêm à cabeça é: Cabernet Sauvignon. No entanto, além dessa, existem outras infinitas uvas viníferas cultivadas pelo mundo que resultam em rótulos incríveis. De acordo com a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), apenas o cultivo de uvas tintas abrange cerca de 75% da área de vinhas. Neste texto, vamos falar um pouco sobre os tipos de uvas tintas mais cultivadas no mundo.
Um estudo realizado pela Universidade de Adelaide, Austrália, constatou que, desde o ano de 1990 até hoje, o cultivo mundial das uvas viníferas duplicou. Ao todo, os estudiosos analisaram 1.271 uvas de 421 regiões diferentes que estão localizadas em 44 países. Presente em tantos rótulos, a uva tinta agrada diversos paladares, continue lendo e descubra quais são as castas mais cultivadas mundialmente.
Em primeiro lugar, claro, é a Cabernet Sauvignon. Conhecida como a rainha das uvas tintas, possui características que variam de região para região. É responsável por 5% do total da área mundial de vinha e é cultivada no Chile, França, Estados Unidos, Austrália, Espanha, Argentina, Itália, China e África do Sul. Essa uva possui o diferencial de ter a sua casca grossa que a protege das variações climáticas.
Em segundo lugar, temos a uva Merlot! Com sua inconfundível maciez, é a principal uva do Pomerol, terra do Château Petrus. Suas frutas, cereja, amora e ameixa, ganham toques especiais de grafite, cedro, tabaco e baunilha. Essa uva está presente em 37 países e é responsável por cerca de 3% da área total de vinhas do mundo, sendo o Brasil um dos maiores responsáveis na produção de vinhos Merlot.
Em terceiro lugar, temos a Tempranillo. Com sotaque espanhol, é responsável por mais de 20% dos vinhedos e tem uma curiosidade bacana: o seu nome muda dependendo da região espanhola e portuguesa. É uma uva tem taninos e acidez médios, e, às vezes, chega a ser mais suculento do que a Cabernet Sauvignon.
Agora que você conhece o top 3 de uvas tintas mais cultivadas no mundo, separamos alguns rótulos especiais feitos por cada uma delas.
Cabernet
Baron Philippe de Rothschild I.G.P Pays DOC Cabernet Sauvignon 2019: bem encorpado, com taninos firmes e final persistente, esse rótulo tem notas de frutas vermelha, negras, cerejas, groselhas e especiarias. Harmoniza bem com costela, picadinho e batata recheada.
Ballade Cabernet Sauvignon Rosé 2021: com um paladar frutado que lembra morango e framboesa, esse vinho é jovem, leve e possui uma acidez equilibrada. Harmoniza bem com risoto de palmito, frutos do mar e salada de grão de bico.
Urmeneta Reserva Cabernet Sauvignon 2020: de corpo leve para médio, esse vinho tem uma acidez agradável e taninos macios. É perfeito para acompanhar um delicioso bife acebolado, escondidinho de carne e queijos semiduros.
Hunter and Fox Cabernet Sauvignon 2019: de corpo leve para médio, esse rótulo tem uma boa acidez, possui taninos macios e final agradável. Com um olfato de ameixa, groselha negra, cedro e louro com especiarias, ele é perfeito para brindar bons momentos.
Merlot
Dadá Nº 2 Art Wine Merlot 2021: ideal para acompanhar pizzas, macarronadas e caponatas, esse vinho tem um corpo médio e uma acidez balanceada.
Marie Louise Parisot I.G.P. Pays dOc Merlot 2019: macio, com taninos redondos, frutados e com boa acidez, esse vinho é perfeito para acompanhar pratos de aves grelhadas, carne vermelha com legumes e até churrasco.
Baron Philippe de Rothschild Mas Andes Merlot 2020: intenso, com aroma de frutas negras com framboesa, esse vinho é jovem, de corpo médio, frutado e com taninos macios. Incrível para acompanhar carnes vermelhas magras, carnes brancas assadas e molhos.
Turning Leaf Merlot: frutado, macio e com uma leve doçura, esse vinho é ideal para acompanhar hambúrguer com fritas, lasanha, pizza e espaguete.
Tempranillo
Finca Valcendon Colección 7 Parcelas D.O.Ca. Rioja Crianza 2018 : esse vinho é perfeito para quem vai comer um delicioso ensopado de carne com aipim. Encorpado, com taninos sedosos e final agradável, ele traz para o olfato um cheiro de frutas vermelhas com cereja e aromas intensos de café, baunilha, caramelo e coco.
Altivo Classic Tempranillo 2020: com um olfato de ameixa, framboesa e mirtilo, esse vinho possui um corpo de leve para médio, acidez agradável e taninos macios. É um perfeito acompanhamento para quem vai saborear espaguete ao sugo, batatas recheadas e escondidinho de carne seca.
Bianai D.O.Ca. Rioja Tempranillo 2019: envolvente, equilibrado e agradável de beber, esse vinho traz no olfato frutas vermelhas frescas e combina perfeitamente com filé mignon a parmegiana, lasanha e escondidinho.
Mosen Pierre Rosé: com aroma de flores e frutas vermelhas, esse vinho traz a boca o frescor e acidez equilibrada com um final de boca floral. Para aqueles que gostam de frutos do mar, é uma excelente opção, pois acompanha perfeitamente com um delicioso risoto de camarão.
Gostou? Então, acesse o nosso site e garanta o seu rótulo favorito para desfrutar de momentos especiais com as pessoas que ama!