Como preparar um brunch com vinhos
- 172 curtidas
- 18353 visualizações
- 0 comentários
Para começar a primavera com uma dose extra de sabor, que tal um brunch harmonizado com vinhos leves e refrescantes? Veja como fazer.
A chegada de uma estação tão encantadora como a primavera merece brindes especiais. Uma boa dica para apreciar as agradáveis temperaturas é fazer um saboroso brunch, ocasião perfeita para abrir vinhos leves e refrescantes nas manhãs de fim de semana.
Brunch é o resultado da união das palavras inglesas breakfast e lunch – café da manhã e almoço, respectivamente. A tradição, que nasceu na Inglaterra exclusivamente para os domingos, ganhou o mundo – e os sábados também – e chegou ao Brasil em meados dos anos 1980.
Para caprichar na organização do seu brunch, confira oito recomendações certeiras:
1) O primeiro passo, depois de definir os convidados, é analisar o perfil de cada um antes de montar o cardápio e calcular a quantidade de comida e bebida pelo número de pessoas.
2) No receituário, pães, porções de queijos – brie, suíço, branco, requeijão –, frios, frutas e sucos formam a base de qualquer brunch. Além disso, apetitosas panquecas, canapés, pratos com ovos e saladas de frutas regadas com espumante são clássicos da ocasião.
3) Quanto aos vinhos, para um brunch, os melhores ficam entre os espumantes, brancos e rosés. Mas, sem dúvida, a versatilidade e o frescor dos espumantes se destacam, pois vão bem com a variedade do cardápio. Caso opte por um tinto, deve ser leve e com boa acidez.
4) Drinks também são uma excelente opção para acompanhar um brunch. Geralmente, leves e frescos, já foram incorporados ao cardápio da refeição, também por serem fáceis de beber.
5) Coloque espumantes e sucos no gelo com, pelo menos, duas horas de antecedência.
6) Além dos vinhos, disponha à mesa, também, águas com e sem gás e algumas opções de sucos. Vale, também, água de coco gelada.
7) Embora a tradição diga que o brunch deva começar às dez da manhã e durar até duas da tarde, o horário de início e término do evento é definido pelo anfitrião.
8) Para encerrar, a dica é servir um prato de docinhos e chocolates junto com cafezinho ou chá ao fim do evento.
Dica extra: calculando a bebida!
Como em um brunch são muitos os pratos e as bebidas, e o evento pode se estender por quatro ou cinco horas, você pode considerar:
1 garrafa de espumante para 4 pessoas
1 garrafa de branco/rosé para 6 pessoas
1 garrafa de tinto para 4 pessoas.