Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Dicas

Como limpar taça e decanter

26 Maio 2017
  • 29818 visualizações
  • 0 comentários

Aprenda a como limpar taça e decanter, acessórios imprescindíveis para uma melhor experiência no mundo do vinho.

Quando degustamos um vinho, sempre pensamos no serviço da bebida e, para isso, existem vários acessórios que facilitam a nossa vida, possibilitam uma melhor experiência e dão mais sofisticação ao momento, como uma boa taça e o charmoso decanter, por exemplo.

A função do decanter

O decanter é utilizado separar sedimentos de vinhos mais velhos ou sem filtração e também para respirar (oxigenar) os vinhos mais duros, aqueles em que temos a sensação mais intensa de adstringência causada pelos taninos e que ainda estão fechados nos aromas.

A função da taça

Já a taça de cristal, com seu formato característico lembrando uma tulipa, tanto promove a oxigenação dos vinhos, como concentram os aromas por terem a borda mais fechada que o bojo. A haste que a separa da base é por onde a devemos segurar, evitando assim aquecer a bebida com o calor da mão.

Como limpar taça e decanter?

Depois de utilizar desses acessórios tão importantes, limpá-los pode parecer complicado devido aos seus formatos e fragilidade, mas existem soluções relativamente simples para isso.

Dica de leitura:  6 restaurantes em meio a vinhedos

Uma das melhores opções para limpar taça e decanter é enxaguá-los com bastante água. Se os resíduos de vinho não saírem, use uma mistura de gelo picado e sal grosso, agitando bem o utensílio que, além de retirar os resíduos, não deixará aromas impróprios.

Outra alternativa é colocar um pouco de bicarbonato de sódio dentro do acessório e cobrir com água quente (sem fervura, para não trincar o cristal ou queimar a mão). Em seguida, tampe com a mão e agite o utensílio com vigor para que os sedimentos se desfaçam e, para finalizar, basta enxaguar com bastante água.

No caso do decanter, existem objetos próprios para sua limpeza, como escovas macias ou mesmo pequenas esferas de aço inoxidável, mas que podem ser bem substituídos pelos processos acima. Existem também suportes próprios para deixá-lo secar de gargalo para baixo, que é o ideal. Lembre de fechar o bocal dele com uma folha de papel ou plástico filme, para impedir a entrada de poeira ao guardá-lo.

Dica de leitura:  A diferença entre decantar e aerar o vinho

Para secar as taças, deixe-as de cabeça para baixo em um escorredor e depois recoloque-as em pé em local ventilado. Com um pano macio, limpo e que não solte pelos, retire as manchas e gotas.

Importante!

– Não use detergentes e sabonetes, pois seus resíduos podem reagir com os componentes do vinho, deixando-o com aromas e sabores desagradáveis. As taças de espumante, por exemplo, se forem ensaboadas, podem fazer com que as borbulhas da bebida desapareçam.
– Nunca coloque as taças de cristal em máquinas de lavar louça. O sabão e a intensidade do calor podem danificá-las.
– Nunca use escovas ou esponjas abrasivas. Elas podem arranhar os cristais e vidros.
– Não há nada melhor para dar brilho do que um tecido que não solte pelo, umedecido em um pouco de álcool.

Agora que você já sabe como higienizar corretamente esses dois importantes acessórios, é hora de aproveitar nossas dicas de vinho ao lado!

Escrito por: