Como harmonizar risotos e vinhos
- 110 curtidas
- 39090 visualizações
- 60 comentários
Confira dicas para não errar na hora de combinar risotos e vinhos.
Leves ou mais estruturados, é fato que os risotos conquistaram o paladar dos brasileiros. Mas devido à diversidade de maneiras de preparar esse prato, é comum surgir aquela dúvida na hora de escolher o vinho para acompanhá-lo. Para facilitar sua vida na hora de combinar risotos e vinhos, preparamos um guia.
O verdadeiro risoto
Ninguém sabe ao certo onde surgiu a cultura do arro. Esse grão é cultivado em vários lugares da Europa e da Ásia e a variedade é grande. A versatilidade do arroz permite que ele seja misturado a quase tudo, como carne picada, ovos, legumes e aves. Porém, o verdadeiro risoto é feito apenas com o arroz italiano.
De acompanhamento a prato principal, o risoto é sempre um prato sofisticado e versátil. É simples e fácil de fazer, mas depende de toda a atenção do cozinheiro no preparo, pois um descuido pode deixá-lo empapado ou duro demais.
A receita básica leva cebola refogada em manteiga e azeite e um caldo para cozinhar. O caldo pode ser de legumes, de aves ou de carne vermelha e seu papel é dar aroma e valorizar o sabor. Há muita diferença entre cozinhar usando um caldo aromático ou apenas água. Na falta de um bom caldo caseiro, você pode utilizar os famosos tabletes industrializados. Só que o feito em casa é muito mais saboroso!
O arroz mais indicado é o italiano de grão curto que libera bastante amido e deve ser tostado adequadamente, sempre bem mexido, para não queimar. Os tipos mais conhecidos são arbório, carnaroli e vialone nano. Na finalização, utilize queijo parmesão ralado na hora, de boa qualidade, e um pouco de manteiga para dar brilho.
Vinhos para harmonizar
Risoto de camarão
Prato leve e elegante, muito apreciado pelos brasileiros, em especial, por causa do camarão. O vinho ideal para esse prato deve ser aromático, macio e de acidez moderada. Uma boa pedida para combinar vinhos com risotos de camarão são os vinhos da uva Chardonnay, como o Canepa Novísimo Chardonnay 2016.
Risoto de bacalhau
Risoto com sabor marcante que harmoniza tanto com vinho tinto quanto com branco. O tinto deve ter pouco tanino e o branco de ter passado por madeira. Bons exemplos disso são o Maycas del Limarí Sumaq Reserva Pinot Noir 2016 e o Las Perdices Sauvignon Blanc 2016.
Risoto de calabresa
Esse prato é bem encorpado e saboroso. Devido à sua estrutura ser um pouco mais densa, o ideal aqui são vinhos tintos também encorpados e frutados, com notas de madeira. Vinhos como o Calyptra Vivendo Reserva Assemblage 2012 são sempre uma ótima opção para esse estilo.
Risoto de limão siciliano
Essa é mais uma especialidade italiana, também muito saborosa e de peso médio. Para acompanhá-la, o ideal são os vinhos brancos e espumantes ácidos e vivos. Boas pedidas são o Artefacto D.O.C. Vinho Verde 2015 e o Espumante JP Extra Brut.