Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Sommelier Wine

Como é feito o vinho branco

22 agosto 2018
  • 26824 visualizações
  • 0 comentários

Você sabe como é elaborado o vinho branco? Saiba agora como esse tipo de vinho tranquilo é feito e entenda todos os detalhes do processo de produção.

Você sabe como o vinho branco é feito? Não é novidade que o vinho é o resultado de uma fermentação alcoólica. Inclusive, nós até já explicamos como os vinhos tintos são produzidos. Mas por sabermos que esse mundo não se limita apenas aos tintos, agora vamos contar como os vinhos brancos tranquilos (que não contém gás), são elaborados.

Os vinhos brancos podem ser feitos com uvas brancas e também com uvas tintas. Isso é possível pois as polpas das uvas, geralmente, são claras, sem pigmentos de cor. Por isso, na utilização de uvas tintas, o líquido não pode ter nenhum contato com as cascas.

De maneira geral, após a colheita, que pode ser manual ou mecânica, são realizadas etapas como a separação e o desengace. Esse último é realizado em uma máquina chamada desengaçadeira e tem o objetivo de separar as uvas do restante do cacho (cabinhos e as folhas). Após essa separação, começa a produção do vinho.

Dica de leitura:  Série uvas – Viognier

O próximo passo é o esmagamento das uvas para extrair o suco. Se forem utilizadas uvas tintas, as cascas da uva são desprezadas. Em seguida, começa a fermentação alcoólica.

Como na fermentação há produção de gás, os vinhos tranquilos têm o seu gás eliminado durante o processo. Após a fermentação alcoólica, o vinho pode ser submetido a fermentação malolática, essa etapa não é muito utilizada em vinhos brancos, mas pode acontecer dependendo do objetivo do enólogo.

Em sequência o vinho passa pela clarificação, para retirar os sedimentos sólidos do líquido, e segue então para um período de estabilização e amadurecimento. O amadurecimento, que pode ocorrer tanto em recipientes como tanques de aço inox, concreto e barricas de carvalho, é uma etapa opcional, determinada pelo enólogo.

Outro ponto estabelecido pelo enólogo é o assemblage, caso seja um exemplar produzido com mais de uma uva, esse passo pode ocorrer em períodos diferentes do processo, como por exemplo, depois da fermentação ou amadurecimento. Após isso, o vinho é filtrado, engarrafado e comercializado.

Escrito por: