Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Diário do Winehunter

Tio Pepe Festival: comida, diversão e arte

04 outubro 2019
  • 605 visualizações
  • 0 comentários

Em uma vinícola no sul da Espanha, um festival reúne o melhor da música, gastronomia e cultura em torno do Jerez

Você já ouviu falar no Tío Pepe Festival? É um evento multicultural organizado todos os anos em Jerez de La Frontera, no sul da Espanha, desde 2014.

O festival é, de certa forma, inusitado, porque acontece dentro de uma vinícola, a González Byass, e reúne música, gastronomia, tradição e cultura. A edição deste ano aconteceu na primeira quinzena de agosto. Estivemos lá e trouxemos algumas dicas para, quem sabe, inspirar você a se programar e conferir a edição do ano que vem.

Para quem curte música, o festival é um prato cheio, pois é eclético, com apresentações que vão de concertos de orquestras filarmônicas até shows de rock and roll, regados a muito Jerez, em especial o Fino gelado, para dar conta do calor do verão europeu.

A González Byass é tão grande que mais parece uma cidade, com paisagens e caminhos cheios de surpresas. Três consulados funcionam dentro da bodega.
Na vinícola, há uma rua que já foi considerada uma das mais bonitas do mundo (e concordamos, a calle é realmente bárbara).

Dica de leitura:  Pinot Noir em Rosé: rosa preciosa

Durante o festival são organizadas várias degustações. Participamos de muitos painéis de tintos, brancos e fortificados. Um deles foi inesquecível, com todos os tipos de Jerez, conduzido pelo respeitadíssimo Antonio Flores, master blender da González Byass. Aliás, se algum dia você tiver a oportunidade de participar de uma prova de vinhos conduzida por ele, não perca! É impossível parar de ouvir histórias acumuladas por décadas de enologia.

Nesse evento descobrimos um incrível Vino de la Tierra de Cadiz (Indicação Geográfica Protegida), que você não perde por esperar.

Quem viaja pela Andaluzia não pode desperdiçar a chance de acompanhar uma tradição muito forte na região, a dança dos cavalos andaluzes. A Real Escuela Andaluza del Arte Ecuestre faz um grande espetáculo, com animais imponentes e muito bem treinados.

Dica de leitura:  Na rota do vinho no Chile

Também como parte do festival, fomos convidados para Las Cenas de las Estrellas, um jantar com menu-degustação de dez pratos criados por Toño Perez, que levou mais de duas horas para ser apreciado. Para conhecer as criações desse chef sensacional, a dica, agora que o festival acabou, é esticar até Cáceres, a três horas de carro, onde fica seu restaurante/hotel, o Atrio, duas estrelas Michelin.

Saiba mais sobre o Tío Pepe Festival aqui.

Vicente Jorge e Manu Brandão
Winehunters

Escrito por: Wine