Clericot como welcome drink: a nova tendência para casamentos
- 13 curtidas
- 2922 visualizações
- 0 comentários
Queridinho do momento, o clericot é um drink refrescante e fácil de fazer. Saiba mais sobre essa tendência!
Se você ainda não experimentou, com certeza já deve ter ouvido falar. Não tem jeito: o clericot é a nova onda do momento e tem conquistado cada vez mais fãs por aí a nível Brasil e mundo.
Leve e refrescante, servi-lo como um welcome drink (ou um drink de boas-vindas) tem sido uma ótima pedida em festas, principalmente casamentos, onde já se tornou tendência.
Vamos falar um pouco mais sobre ele?
O que é clericot
O clericot (lê-se clericô) é um tipo de drink que pode ser feito com vinho branco, rosé ou espumante.
Originalmente preparado para ser servido gelado em dias e noite mais quentes, pode ser degustado o ano inteiro, independente da ocasião, de um dia na praia ou na piscina (é um dos mais servidos em bares e quiosques) a uma confraternização descontraída com os amigos e a família.
Em sua receita leva, além de um desses tipos de vinho citados anteriormente, frutas frescas e cítricas, que contribuem para o aumento da acidez.
Há quem também coloque licor de laranja, água com gás, água tônica, soda (que ajudam na refrescância), gelo e até açúcar!
De toda maneira, independente da receita, é um drink agradável de se consumir, fácil de se preparar e extremamente atrativo visualmente falando.
Muitos o confundem com a sangria, inclusive o chamando de “sangria branca”. Entretanto, como se pode imaginar, esta é preparada com vinho tinto, diferente do famosinho clericot.
Saiba mais: Sangria: aprenda de uma vez por todas a preparar a tradicional bebida espanhola
História do clericot
Com o objetivo de refrescar os dias mais intensos e de temperaturas altas do verão europeu, o clericot nasceu na França do século XIX.
Inicialmente, além da receita como é conhecida hoje, era também preparado com suco de limão, xerez, brandy e soda.
Da Europa, o drink desembarcou na América do Sul, se consagrando em Punta Del Este, no Uruguai.
Em seguida, tomou conta também dos apreciadores argentinos, conquistando aos poucos o continente, até tomar conta de tudo mundialmente.
Diz-se, inclusive, que na Argentina e no Uruguai, a bebida virou praticamente uma bebida típica.
Por outro lado, uma versão da história conta que o clericot, em sua versão original, foi criado por ingleses que moravam na cidade de Punjab, na Índia, para amenizar as fortes temperaturas do calor indiano.
Seja qual for a história real, o importante é que a bebida é uma delícia!
Continue no assunto: Aprenda a fazer Clericot com a Winepedia
Clericot como welcome drink: por que está se tornando tendência?
Drink aromatizado, suave e frutado, o clericot como welcome drink vem se tornando uma tendência em diversas ocasiões e recepções, principalmente nas de casamentos, sendo até mesmo conhecido como o “queridinho das noivas”.
Isso vem acontecendo porque ele é um drink refrescante e, ao mesmo tempo, muito sofisticado e fácil de fazer.
Dá para abrir como realmente um drink de boas vindas, leve, sem muitos exageros, para que os convidados cheguem, desfrutem, e não fiquem por muito tempo esperando a celebração começar com o paladar seco.
Pode ter certeza que, caso você vá casar e esteja pensando em servir um clericot como welcome drink, seus convidados irão se sentir recebidos com muito amor, carinho e prestígio.
Fora tudo isso, o clericot combina muito com outras tendências recentes de casamentos brasileiros:
1. Onde o casal é mais romântico e preza por passar todo esse romantismo no cardápio de comidas e bebidas;
2. Realizados pela manhã ou no finalzinho da tarde;
3. Que possuem suas cerimônias realizadas em locais ao ar livre e com tema e decorações voltadas para a natureza e a beleza do local contratado.
Leia também: Os melhores espumantes para casamento
Harmonizações com clericot
Como naturalmente ocorre com os rosés, brancos e espumantes, o clericot harmoniza bastante com pratos leves feitos com salada, carnes brancas, como peixes e frango, e frutos do mar.
Você pode servi-lo e prepará-lo diretamente nas taças ou mesmo em jarras transparentes que consigam realçar todas as suas cores, incluindo as das frutas utilizadas no preparo.
Experimente seu clericot com:
- Polvo na manteiga
- Filézinho de frango na cesta de parmesão
- Risoto de frutos do mar ou de polvo
- Tiras de frango empanado
- Tartare de peixe branco
- Moqueca
- Espetinho de frango ou camarão
- Comida japonesa
- Frango grelhado ao molho de alcaparras, laranja ou maracujá
Ouça agora: Wineverso Podcast #92 – Harmonização de Vinho com Peixe
Melhores vinhos para fazer clericot
Agora que você já sabe o que é o clericot, sua história, por que se tornou tendência nos casamentos e as principais harmonizações, nada melhor do que uma seleção de vinhos da loja Wine feita por nossa equipe de especialistas, não é mesmo?
Confira as principais indicações – uma para cada tipo!
Partridge Flying Chardonnay 2021
Produzido pela renomada argentina Vinã Las Perdices, este exemplar é elaborado com a Chardonnay e tem um estilo que agrada com facilidade. No paladar, apresenta corpo leve, frutado com nuances amadeiradas e bom volume em boca. Sua acidez média e agradável frescor são perfeitos para a preparação de um clericot incrível.
Elaborado a partir de um excelente blend feito com as uvas Ugni Blanc, Colombard, Gros Manseng e Sauvignon Blanc, esse exemplar francês, da vinícola Marechal, é fácil de beber e ideal para momentos e harmonizações cotidianas. Leve, de acidez equilibrada e final agradável, tem aromas de frutas cítricas e tropicais que combinam com as frutas que também são inseridas na preparação do clericot. Harmoniza como aperitivo ou com pratos leves como sardinha frita, saladas, frango grelhado e frutos do mar. Muito gostoso!
Se você tem interesse em saber mais sobre drinks para casamento e eventos em geral, conheça a We Wine e celebre seus melhores momentos com a melhor carta de vinhos e destilados do Brasil!