Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Curiosidades

O dia da uva Chardonnay

24 Maio 2017
  • 7487 visualizações
  • 0 comentários

No fim de maio, é comemorado o dia da Chardonnay. Saiba mais sobre a rainha das uvas brancas e sobre a celebração.

Não se sabe exatamente quando e como surgiu o Chardonnay Day. Possivelmente, foi em 2009, quando um grupo de enólogos se reuniu para comemorar o sucesso e a premiação de um vinho canadense, que superou rótulos franceses e californianos, no Wine Awards Cellier, em Montreal.

Para eles, o significado dessa conquista foi tão grande, que concluíram que a Chardonnay, uma variedade amplamente cultivada em Ontario, merecia destaque.

Então, começaram a convidar vinícolas de todo o mundo, que possuem vinhos dessa uva, para celebrá-la todos os anos, no fim de maio.

Hoje, várias vinícolas e organizações de vinho promovem degustações e eventos ao redor do mundo, destacando os vinhos elaborados com a Chardonnay.

Essa uva, conhecida como a rainha das uvas brancas, é uma das variedades mais difundidas no mundo. A estrutura da Chardonnay faz com que ela se destaque das outras brancas, pois pode ser submetida a diferentes técnicas de vinificação, incluindo o amadurecimento em barricas de carvalho.

Dica de leitura:  Vinhos e Filmes

Muito versátil, ela produz de vinhos mais licorosos a finos e espumantes. Inclusive, essa uva é uma das principais componentes do famoso champagne.

A variedade conhecida como rainha das uvas brancas é também capaz de produzir de exemplares mais leves aos mais encorpados, variação que depende do terroir. Em climas frios, os vinhos podem adquirir aromas de frutas verdes, frescas e cítricas, já em climas mais quentes, os aromas evoluem para frutas maduras e tropicais.

A Chardonnay é originária da Borgonha, na França. Devido à boa adaptabilidade em solos e climas diversos, atualmente é encontrada em várias regiões vitivinícolas do mundo.

Aproveite para celebrar o Chardonnay Day com um excelente exemplar em sua taça! Confira algumas sugestões ao lado.

Escrito por: