Chandon: qualidade e sofisticação do Brasil para o mundo
- 7 curtidas
- 7379 visualizações
- 0 comentários
Fundada em 1973 na Serra Gaúcha, a Chandon do Brasil tem destaque internacional graças à produção de espumantes excepcionais
Requisitado sempre para brindes em momentos especiais e festivos, o espumante tornou-se símbolo de luxo e requinte. Sabia que os exemplares brasileiros têm tido bastante destaque nas últimas décadas?
O prestígio internacional se deve à cuidadosa e excepcional elaboração da Chandon do Brasil, fundada na década de 1970 nas Serras Gaúchas.
Em Garibaldi, na Serra Gaúcha, a Chandon encontrou um microclima ideal, temperado e de noites frescas, que possibilita a lenta maturação e o desenvolvimento de bons níveis de açúcar e acidez da uva. Esses detalhes são indispensáveis para a produção de vinhos espumantes com alta fineza aromática e frescor.
Os vinhedos Chandon na Serra Gaúcha, atualmente, somam mais de 200 hectares, o que equivale a 30% do volume de uvas utilizadas na produção. Além da atuação em terras brasileiras, a Maison também soma outras vinícolas em funcionamento pelo mundo, distribuídas pela Argentina, Estados Unidos, Austrália, China e Índia.
Excelência da Chandon é garantida desde o cultivo
Líder absoluta no segmento de vinhos espumantes de luxo, a Chandon realiza toda a colheita e seleção das uvas de forma manual. As frutas são transportadas em caixas para evitar o esmagamento.
Esse processo permite que a integridade física das uvas seja preservada, de modo a garantir também os sabores e aromas esperados nos espumantes. Nos vinhedos Chandon, são cultivadas variedades nobres das castas Chardonnay e Pinot Noir – advindas de mudas importadas da França -, além do Riesling Itálico, que já era cultivado na região, mas foi aprimorado e incorporado aos assemblages.
O resultado desse trabalho minucioso do início ao fim são os aclamados rótulos da vinícola, que são conhecidos por serem espumantes agradáveis, delicados e elegantes, apreciados com frequência por consumidores brasileiros e também pelo público internacional.
Na vanguarda da sustentabilidade
A inovação está impressa no DNA da Chandon. E um dos exemplos disso é a preocupação com a sustentabilidade, principal foco da marca atualmente.
Primeiro vinhedo a receber a Certificação Brasileira de Viticultura Sustentável por dois anos consecutivos, a Chandon trabalha hoje com um sistema de logística reversa que possibilita que os resíduos sejam revertidos à indústria e, em seguida, reutilizados.
Mais de 99,34% dos resíduos são reciclados, as águas residuais também já são recicladas e tratadas localmente. Uma das metas para os próximos anos é acabar com o uso de pesticidas e avançar na melhoria dos números atuais de reciclagem.
Nova identidade da Chandon
Após mergulhar profundamente em sua essência, reconectar-se com suas raízes, alma e propósito, a Chandon fortaleceu sua mensagem para o mundo e reformulou o visual de suas garrafas.
O reposicionamento tem como principal objetivo passar uma mensagem mais forte e mais próxima dos consumidores, estimulando que eles explorem o mundo de possibilidades que existe em cada garrafa de espumante.
No manifesto lançado junto à nova identidade, a marca destacou o compromisso com um futuro sustentável e reforçou a intenção de valorizar o produto brasileiro.
“A partir de nossos surpreendentes vinhedos cuidadosamente escolhidos, elaboramos espumantes e experiências excepcionais, de forma preciosa e colaborativa, em direção a um futuro sustentável e responsável. A Chandon é do Brasil e a nossa brasilidade está orgulhosamente estampada em nosso rótulo”, diz o texto do manifesto.
A estrela de sete pontas adotada no novo rótulo representa os seis vinhedos da Chandon distribuídos ao redor do mundo, e também o espírito pioneiro da marca, que mira cada vez mais em um público mais jovem, engajado e com propósito.
Na nova fase, a marca entende e acredita ainda mais que a terra oferece muito mais do que uvas, mas também conexões entre as pessoas e a cultura local.
Isso reflete nos vinhedos localizados no Sul do país, onde a preservação e o respeito pelas individualidades estão entre os valores principais. O resultado de todo esse trabalho, pode ser conferido na taça, em espumantes excepcionais que esbanjam sabor e qualidade.
Confira abaixo as dicas dos sommeliers Wine!
Sugestões de espumantes Chandon disponíveis na Wine
Espumante Chandon Reserve Brut
Com paladar fresco e equilibrado que remete a frutas cítricas e secas, esse rótulo é um dos mais concorridos da Chandon. A elegância e a perlage fina envolvem a boca. O aroma de flores e pão fresco se sobressaem no olfato.
O Espumante Chandon Reserve Brut é elaborado com uvas Pinot Noir (35%), Riesling Itálico (35%) e Chardonnay (30%) com potencial de guarda de até cinco anos. Harmoniza com ostras frescas, saladas, pratos orientais, peixe grelhado e risoto de camarão. A temperatura de serviço recomendada é de 9 °C.
Espumante Chandon Passion On Ice Demi-Sec 750 mL
Sinônimo de sofisticação, esse espumante rosé tem aromas de frutas frescas como pêssego, maracujá, lichia e jambo, além de notas de flor de laranjeira. No paladar, o Chandon Passion é leve e frutado, com acidez equilibrada e doçura delicada.
É requisitado para diversas ocasiões, do happy hour ao jantar com harmonização. Também se sai bem na composição de drinks refrescantes. Entre os pratos sugeridos para acompanhar esse espumante, figuram salmão ao forno, lagosta e salada de folhas verdes com frutas tropicais.
O espumante rosé também pode ir à mesa com mix de queijos, aperitivos ou mesmo com uma sobremesa como torta de frutas vermelhas.
Espumante Chandon Riche Demi-Sec 750 mL
Elaborado a partir do método Charmat, esse espumante meio seco é resultado de uma mescla entre as castas Riesling Itálico (70%), Chardonnay (15%) e Pinot Noir (15%). Tem aromas de doce de laranja e frutas secas como uva passa, figo, damasco, além de um toque de mel.
Tem paladar aveludado com bom frescor, excelente cremosidade e harmonia entre acidez e doçura. Para acompanhá-lo à mesa, vale apostar em ceviche picante, camarão ao molho agridoce, pratos tailandeses ou em um nhoque na manteiga e sálvia. Entre os queijos, escolha gorgonzola ou roquefort.
Caso queira harmonizá-lo com sobremesa, experimente com torta de maçã e surpreenda-se!
Com perlage fina e abundante, esse espumante tem no DNA toda a tradição da Chandon do Brasil e traz consigo aroma de frutas vermelhas como morango, amora, cereja e acerola, com toque sutil de especiarias doces.
No paladar, o espumante Chandon Brut Rose é equilibrado, fresco, cremoso e aveludado, com corpo de leve para médio. As características requintadas são fruto do amadurecimento durante quatro meses em contato com as borras das uvas.
Experimente levar esse exemplar à mesa com pratos como atum grelhado, carnes churrasqueadas, salada caprese, carpaccio, penne ao molho de camarão ou com queijos frescos ou semimoles.
Quer saber mais sobre espumantes e suas curiosidades? Escolha seu rótulo favorito em nosso site e ouça já o episódio do Wineverso sobre este tipo de vinho!