Califórnia – Roteiros do vinho
- 262 curtidas
- 10806 visualizações
- 0 comentários
Nosso roteiro de hoje nos leva a um dos destinos turísticos mais procurados do mundo: a Califórnia, nos Estados Unidos.
Califórnia! Sem dúvida, é o sonho de muitos enófilos! Após enfrentar uma grande crise econômica nos anos 20, em decorrência da Lei Seca que proibiu a produção e comercialização de bebidas alcoólicas por quatorze anos, a indústria vinícola americana renasceu nos anos 60.
A Califórnia é a protagonista desse sucesso, responsável por 90% dos vinhos americanos, muitos figurando entre os melhores do país. O estado é banhado pelo oceano Pacífico, com paisagens variadas de uma beleza natural espetacular que compõe seus diversos terroirs.
Como região vinícola, a Califórnia já foi retratada por Hollywood em incontáveis filmes como “Sideways: entre umas e outras” (2004) e em “Bottle Schock” (2008), que relata o Julgamento de Paris, a história que colocou os vinhos californianos no cenário mundial.
O estado possui atualmente mais de cem regiões produtoras de vinhos e mais de quatro mil vinícolas. Entre as áreas produtoras, as que se destacam são Santa Barbara, Napa Valley, Sonoma, Lake, Amador, Monterey, Santa Cruz, San Luis Obispo e Mendocino, ressaltando ainda as excelentes vinícolas de San Joaquin, Sacramento, San Diego e Riverside.
Por lá, o enoturismo é mais forte em Napa Valley e Sonoma e as duas são quase vizinhas. Dá para pegar um carro em São Francisco, atravessar a Golden Gate e chegar a Napa em pouco mais de uma hora. De lá até Sonoma são menos de duas horas de estrada. As cidadezinhas que cercam as vinícolas são um charme à parte e convidam a paradas sem pressa para visitas aos restaurantes, lojinhas e pontos turísticos.
Recomendamos que, assim que chegar na cidade que ficará, procure seu hotel para se instalar. Assim, o carro fica guardado e você poderá participar tranquilamente das degustações. Boa parte das vinícolas oferece serviços de traslados e há ainda os táxis, Ubers, ônibus e afins para facilitar ainda mais a vida para os turistas.
Uma dica valiosa: a colheita em toda região geralmente é entre setembro e outubro, o que faz com que essa época seja a melhor para as visitas!
Napa Valley
Por lá existem cerca de 500 vinícolas que produzem vinhos a partir de 11 variedades de uvas e entre elas, a Zinfandel, a uva emblemática da região que é um patrimônio local. Para quem já visitou outras regiões vitivinícolas, irá se encantar com meios de produção bem diferentes, pois as videiras são plantadas sem pesticidas, sem adubação química e sem irrigação.
Vinícolas para visitação:
Opus One
William Hill Estate Winery
Sonoma
Sonoma é um mundo à parte e dá outro paradigma ao seu roteiro. Lá, o viajante encontra vinícolas familiares, uma atmosfera com menos apelo turístico e programas em meio à natureza, como passeios de balão e trilhas de bicicleta.
Tudo isso em um terroir único, que proporciona ótimos vinhos, dos espumantes aos tintos. Suas mais de 100 vinícolas exibem instalações que cativam os visitantes com estilos diversificados. Por lá, abertas à visitação, você encontra desde castelos com jardins frondosos, vilas mediterrâneas supercharmosas às construções modernas.
Vinícolas para visitação:
Frei Brothers
MacMurray Estate Vineyard
Louis M. Martini Winery
Sites com dicas de enoturismo:
http://californiawinetours.com/index.php
http://www.visitcalifornia.com/feature/12-wine-country-destinations
https://www.visitnapavalley.com/things-to-do/tours/
http://www.sonomacounty.com/articles/top-california-wine-tours
http://winetrain.com/