Brindes pelo mundo
- 22 curtidas
- 10691 visualizações
- 0 comentários
Você sabe de onde veio o ato de brindar? E como são os brindes em outros países? Confira.
O simples ato de brindar, tão comum em celebrações, é muito mais antigo do que se imagina. No passado, gregos e fenícios consideravam o vinho uma dádiva dos deuses e, em agradecimento a eles, levantavam seus copos e faziam uma saudação.
No império romano, os súditos de César tinham o hábito de jogar o primeiro gole no chão para saudar Baco. Além disso, brindar era fundamental para selar o fim de um conflito. Nesse momento, o vencedor deveria beber um gole da bebida do perdedor para provar que o rival não seria envenenado.
Esse também era um ritual para um anfitrião mostrar a seus convidados que o líquido estava livre de venenos. O famoso “tim-tim” era feito na esperança de que, mesmo que houvesse alguma substância prejudicial à saúde, ele ficaria armazenado no fundo do copo, devido à “batida”. Aliás, o grito de “Saúde!” começou a ser usado também por causa dos possíveis envenenamentos. As pessoas falavam essa palavra antes de beber, desejando que a bebida não estivesse adulterada.
Atualmente, sabemos que o brinde é um costume universal e que varia de acordo com o país e a cultura. Confira algumas maneiras de brindar pelo mundo:
Brasil: Saúde
Espanha: Salut
Alemanha: Prost
Bélgica: Op uw gezonheid
China: Ganbei
França: Santé
Estados Unidos e Inglaterra: Cheers
Itália: Salute ou chin-chin
Nova Zelândia: Kia ora
Portugal: À vossa
Agora é só escolher os vinhos e brindar com quem você mais gosta! Saúde!