Uma visita à incrível Bodegas Protos
- 67 curtidas
- 2204 visualizações
- 8 comentários
Com vinhos e estrutura fascinantes, a Bodegas Protos vai conquistar você. Conheça!
Localizada em Peñafiel, na denominação espanhola Ribera del Duero, a propriedade da Bodegas Protos é imponente e chama a atenção de qualquer um que passa pela região – repare na foto acima.
Nossa visita não foi só para conhecer a estrutura do lugar. O principal objetivo, como sempre, era degustar. Mas, como bons vinhos sempre vêm acompanhados de boas histórias e mais conhecimento, não perdemos a oportunidade de aprender o que há por trás dos exemplares.
Para começar, descobrimos que a palavra Protos, em grego, significa primeiro. Nome bem apropriado para a primeira vinícola de Ribera del Duero, instalada em 1927. Além disso, a qualidade dos seus vinhos foi reconhecida na Exposição Universal de Barcelona – com medalha de ouro para os tintos –, apenas dois anos após a inauguração.
Com o sucesso, o crescimento veio rápido e, em poucos anos, começaram a surgir problemas de falta de espaço. A solução encontrada foi começar a construção de uma nova bodega para envelhecimento, na montanha que sustenta o castelo de Peñafiel. Hoje, o projeto moderno com mais de 19.000m² de área construída e investimento de milhões euros, já está totalmente concluído e merece ser conhecido. Dá uma olhada:
A imponente arquitetura, construída pelo arquiteto Richard Rogers, conta com túneis subterrâneos que ligam o lugar com a parte antiga. Há também algumas caves privadas, como a El Circulo de los Primeros (foto abaixo) que abriga as primeiras safras com o nome da vinícola, que já foi conhecida como Bodega Ribera Duero. O nome acabou sendo cedido a que é hoje uma das Denominações de Origem mais importantes e respeitadas da Espanha. Bom, infelizmente, não foi possível comprar um desses raros exemplares.
Há também uma grande superfície de armazenamento, onde estão alocadas mais de 8.000 barricas de carvalho, americano e francês, nas galerias e túneis com mais de 2 km. A imensidade das galerias cheias de barricas impressiona. Tudo é muito bem cuidado, todas as barricas dispostas em linha reta. Veja só:
No vinhedo também percebemos o alto nível de cuidado. 50% da produção total da vinícola provêm de vinhas como as da foto abaixo. O restante vem de 400 hectares de plantação controlados e assessorados pelos técnicos da Bodega. Isso permite que sejam elaborados até 4 milhões de quilos de uva e comercializadas cerca de 3 milhões de garrafas, ao ano.
Por fim, a visita foi intensa, com muitas informações, barricas, galerias, salas de armazenagem e, claro, degustações. Mas a melhor parte foi que lá encontramos exemplares para o ClubeW Premium. Dois grandes vinhos que irão conquistar os Sócios, ainda este semestre. Aguardem, vocês vão se apaixonar.
Santé a todos!