Quer aumentar a vida útil do seu vinho? Saiba como!
- 15 curtidas
- 1225 visualizações
- 0 comentários
Alguns cuidados podem evitar não só que a bebida estrague, mas aumentar a vida útil do seu exemplar
Imagine que em um cenário hipotético, no seu aniversário, você ganha um vinho maravilhoso e caríssimo de presente, e aguarda anos para abrir a garrafa. Quando, finalmente, surge uma ocasião especial à altura de apreciar a bebida, tem uma surpresa nada agradável: o vinho estragou.
Conseguiu visualizar a cena? Se você já passou por algo parecido, tenho certeza de que essa situação deixou você frustrado e insatisfeito. A boa notícia é que alguns cuidados podem evitar não só que a tragédia se repita, mas, mais do que isso, aumentar a vida útil do seu vinho.
Quer saber quais são? Então, continue a leitura!
Local fresco e arejado
Os principais vilões da conservação do vinho são o calor, a luz e o oxigênio, portanto, atenção na hora de armazenar as garrafas. Independentemente de ser na adega, geladeira ou algum armário da casa, é importante mantê-las num local fresco e muito bem arejado, protegido da luz solar e iluminações artificiais.
Também é bom evitar ambientes com baixa umidade, porque as rolhas podem ressecar e, com isso, expandir a entrada de ar no vinho, prejudicando a sua qualidade.
Temperatura equilibrada
Embora alguns rótulos tenham suas especificidades, o ideal é armazená-los em uma temperatura em torno de 12ºC a 16ºC, podendo chegar no máximo a 24ºC. Acima disso, pode haver a aceleração do envelhecimento dos vinhos. É importante, ainda, manter a temperatura equilibrada e constante, já que as bebidas são sensíveis a variações térmicas extremas.
Continue no assunto: Vinho estragado: saiba como identificar e evitar os defeitos da bebida
Garrafa na horizontal
Para manter o vinho guardado por muitos anos, o ideal é armazená-lo deitado. Desta forma, o líquido entra em contato com a rolha e não permite que ela resseque – quando isso acontece, fica mais porosa, potencializando a entrada de ar na garrafa e, consequentemente, o processo de oxidação.
Tempo para consumo
A vida útil de cada vinho varia de acordo com os tipos de uva e estilo de cada exemplar. Os tintos, por exemplo, costumam durar de cinco a dez anos. Já os brancos e rosés, devem ser consumidos em uma média de três anos.
Dica de leitura: Vinho e Cerveja: o que essas duas bebidas têm em comum
Gostou das nossas dicas para armazenar seus vinhos corretamente? Fique sempre de olho nos conteúdos da Winepedia!