Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Cuidados com o Vinho

Como cada rótulo precisa ser armazenado?

27 março 2023
  • 1056 visualizações
  • 0 comentários

Umidade, temperatura, vibração e iluminação têm o poder de alterar a qualidade do vinho

Você sabia que a luz influencia diretamente na qualidade do vinho? É isso mesmo! O nível de álcool e da acidez estão diretamente ligados desde a colheita da uva até chegar no vinho propriamente dito. Por essa razão, tudo é pensado de forma estratégica para que os rótulos sejam harmônicos, únicos e com sabores marcantes. 

Depois de envasado, são vários os fatores que podem alterar a qualidade do vinho, sendo: umidade, temperatura, vibração e, até mesmo, a iluminação. Por isso, é importante sempre entender como cada um dos rótulos precisa ser armazenado para que suas propriedades não sejam modificadas.

O vinho é uma bebida viva que continua em transformação dentro da garrafa e que possui compostos fotossensíveis. Logo, a incidência dos raios ultravioletas da luz solar, presentes também em algumas lâmpadas artificiais, energizam estas moléculas e aceleram o processo de transformação do vinho, ocasionando, assim, a alteração dos aromas, sabores, coloração, pode desequilibrar o álcool e também acelera a transformação dos taninos deixando o vinho mais amargo e menos ácido.

As garrafas dos vinhos geralmente são escuras, principalmente as garrafas dos vinhos tintos, pois ajudam a preservar o líquido diminuindo a incidência direta, mas atenção, mesmo assim, é importante evitar a luz constante! Quando o vinho estiver envazado em uma garrafa mais clara, é um indicativo de um vinho jovem que está pronto para o consumo. Atente-se à safra, nestes casos, quanto mais recente a safra, melhor.

Percebeu como a luz possui o poder de modificar o vinho? Então, continue lendo e saiba mais!

Além de tudo isso, a luminosidade também abaixa a acidez do vinho e faz com que, alguns enólogos, comparem o sabor de um vinho exposto ao sol, por exemplo, com um papelão molhado.

E muito além da luz, as cores também influenciam diretamente no sabor. Um estudo realizado pela Universidade Johannes Gutenberg mostrou que vinhos que ficaram sob a luz vermelha possuíam um sabor mais presente e eram mais saborosos, ou seja, eram os vinhos que eram vendidos mais caros. Já os rótulos que ficaram expostos na luz verde, desvalorizaram e apresentaram paladar mais amargo.

Como fazer com que a luz não mude o vinho?

Para que o seu vinho não sofra alteração, trouxemos algumas dicas de como armazená-lo da forma correta. Confira:

  • Deixe as garrafas em um lugar sem iluminação direta ou luz artificial;
  • Evite variação de temperatura. Por exemplo: evite guardar seus vinhos na cozinha onde a temperatura é modificada constantemente com o uso do fogão, forno, abre e fecha de geladeira;
  • Armazene-os em um lugar estável, ou seja, sem trepidação. Evite montar adegas de baixo de escadas, por exemplo;
  • Opte por guardar os vinhos de rolha na horizontal para manter a rolha hidratada, e os de screw cap (rosca) na vertical. Os espumantes precisam ser guardados em pé devido à concentração de CO2 e para evitar inchar a rolha e gerar dificuldade no momento de abrir;
  • Mantenha a umidade do ambiente elevada, entre 65% e 75%.
  • Se você tiver interesse, invista em uma adega climatizada com iluminação interna em LED, pois ela não gera calor, não emite raios UV nem infravermelho. Além de não emitir raios maléficos ao vinho, ela ajuda você escolher seu vinho na adega sem precisar abrir a porta.

Agora que você já sabe, que tal adquirir um novo rótulo para degustar neste fim de ano e armazená-lo da forma correta? Assim, você terá o vinho em sua qualidade original.

Acesse o nosso site, escolha o vinho de sua preferência e adquira. 

Escrito por: Wine