Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Dicas

A importância de provar vinhos diferentes

16 janeiro 2019
  • 7980 visualizações
  • 0 comentários

Você prova vinhos diferentes? Sabia que pode descobrir exemplares incríveis experimentando novos rótulos? Diversificar é essencial para conhecer ainda mais sobre o encantador mundo do vinho. Confira.

Que tal começar o ano novo com vinhos novos? Por mais que você aprecie um tipo específico de vinho, é muito importante experimentar novos rótulos.

O mundo do vinho é muito rico e há uma infinidade de exemplares para explorarmos. Com tantos sabores e aromas, você só consegue descobrir suas preferências se provar e se aventurar em rótulos diferentes. Quanto mais você experimentar, mais vai aperfeiçoar e entender seu gosto.

Pense na sua alimentação. Mesmo que você ame um prato, não dá para comê-lo todos os dias sem enjoar. Além disso, é preciso variar o cardápio para absorver todos os nutrientes que seu corpo precisa. Diversificação é fundamental.

Com o vinho não é diferente. Claro que temos preferências. Entre tintos e brancos, países, uvas, métodos de elaboração, assemblages e varietais. Porém, para você evoluir o seu paladar, precisa conhecer o máximo de variedades que puder. Exemplares dos quatro cantos do mundo, de regiões famosas e outras não tão conhecidas.

Dica de leitura:  Pinot Noir em Rosé: rosa preciosa

Sabia que a mesma uva pode apresentar um resultado absolutamente diferente de região para a região? Pois é. Conhecer como cada uma se comporta, em relação ao solo e clima distintos, é uma experiência incrivelmente inspiradora.

É por isso que todo enófilo precisa diversificar sua adega e desbravar exemplares variados que, aliás, é a proposta do Clube Wine. O clube oferece vinhos dos melhores países produtores para que você conheça e se aprofunde nesse mundo cheio de história e cultura. São seis experiências que combinam com todos os tipos de paladares.

Dicas para se arriscar e provar novos vinhos

  • Pesquise e estude sobre as uvas, sobre regiões ou métodos de elaboração e analise quais você conhece e quais ainda não experimentou;
  • Chame seus amigos para compartilhar as novas experiências. De repente, esses momentos podem ser o início de uma confraria;
  • Mesmo que você tenha preferência por um tipo de vinho, por exemplo, os tintos, arrisque-se com outras uvas e regiões.
Dica de leitura:  Vinho laranja e vinho azul

Que tal começar a variar agora? Confira nossas dicas:

Tripudium I.G.P. Terre Siciliane Catarratto 2013, Allesverloren W.O. Swartland Touriga Nacional 2016, Lidio Carraro Singular Teroldego 2011Partridge Selección de Barricas Ancellotta 2014Maison Le Star Rosé On IceEspumante Marquês de Marialva Baga Extra Brut 2015Espumante Fantinel Ribolla Gialla Extra BrutAlma De Blanco D.O. Monterrei Godello 2017Pérez Cruz GSM D.O. Valle del Maipo Andes 2016 e Miguel Torres Reserva De Pueblo País 2016.

Colaboração técnica: Nicole Batista

Escrito por: