3 receitas rápidas para fazer tomando vinho
- 21 curtidas
- 2533 visualizações
- 0 comentários
Nada como cozinhar enquanto tomamos a nossa bebida preferida, não é? Vem conhecer algumas receitas fáceis e práticas de se fazer!
Cozinhar, por si só, já é uma terapia. O fato de termos que nos concentrar em misturar ingredientes, sabores, deixar tudo preparado e bem cuidado, seja para nós mesmos, seja para nossa família, amigos ou qualquer tipo de visita, é praticamente uma meditação. Esse “ritual” também é conhecido como cozinhaterapia ou cozinha terapêutica.
Ajuda a relaxar, manter o foco e, até mesmo, organizar os pensamentos enquanto lidamos com tarefas e ciclos de tempo fechados, tomando todo tipo de cuidado para não deixar tudo queimar!
Agora, imagina alinhar esse momento de relaxamento e prazer com a degustação de um bom vinho? Aí é ter a certeza de que tudo vai dar ainda mais certo e ficar mais gostoso!
Já falamos por aqui sobre os benefícios do vinho em termos de saúde e, ainda, sobre os melhores vinhos para usar no preparo das receitas, na hora de cozinhar mesmo.
Que tal agora conferir uma lista com 3 receitas rápidas para se fazer enquanto toma seu rótulo preferido?
Tem opção para entrada, prato principal e sobremesa! De quebra, indicações de produtos Wine para você harmonizar tudo da melhor forma possível!
Vamos lá?
Entrada: Bruschetta
Essa entrada não tem erro! Fácil, simples e prática, a bruschetta tem origem na Itália e vem do nome bruciato, que significa tostado ou torrado por lá.
Consiste, basicamente, em um pãozinho italiano ou baguete torradinho com diferentes ingredientes e especiarias por cima.
Existe a bruschetta napolitana, que é a mais clássica e que vamos trazer a receita mais abaixo, bruschetta com queijo brie e mel ou geleia, com presunto de parma, sardinha, entre várias outras opções.
Para fazer a receita da bruschetta napolitana tradicional, você vai precisar de:
- Fatias de pão italiano ou baguete
- Tomates
- Azeite
- Orégano
- Manjericão
- Alho
- Sal a gosto
A quantidade de cada item vai variar de acordo com o número de bruschettas que você irá preparar e também se gosta dela mais ou menos recheada. Algumas pessoas gostam de usar no mínimo dois tomates, já outras preferem acrescentar e tem bastante azeite.
Vai do seu gosto!
Para o preparo, basta cortar os tomates em cubinhos e misturar com os demais ingredientes, incluindo o sal a gosto, em um recipiente. Dê preferência a colocar o manjericão por último.
Em seguida, pegue as fatias de pão e as coloque em uma assadeira ou forma. A mistura feita anteriormente deve vir por cima de cada um para, logo após, ir para o forno, que já deve estar pré-aquecido a 180ºC.
Deixe por lá por uma média de 10 minutos ou até que o pão fique tostadinho, sem queimar. Se quiser, ao retirar, pode regar mais uma vez com o azeite e ralar um queijo parmesão ou mussarela por cima. Sirva ainda quentinho!
Essa receita harmoniza bem com rótulos brancos e rosés, como o francês LOstal I.G.P. Pays dOc Rosé 2019, elaborado a partir de uma mistura de partes iguais de Grenache (50%) e Syrah (50%).
Continue no assunto: Spas do vinho e vinoterapia
Prato principal: Carne de panela
Quer receita mais fácil do que a de carne de panela? Você pode escolher fazê-la em seguida da bruschetta ou mesmo de forma individual, em um outro momento. No entanto, até para diversificarmos o menu sugerido, e também os vinhos que indicaremos para tomar com cada um desses pratos, vamos à receita de carne de panela, essa delícia que pode lembrar muito a casa da avó ou da mãe, no maior estilo comfort food.
É a comida que abraça!
Para fazer a carne de panela, você vai precisar de:
- 1/2 kg de acém bovino picado em pedaços médios (mas você também pode optar pela paleta, costela ou músculo)
- Temperos a gosto
- 2 tomates picados
- 1 cebola em rodelas
- Batatas descascadas (quantidade a gosto)
- Pimentão vermelho e verde picados a gosto
- Cebolinha a gosto
- Sal a gosto
- Pimenta biquinho para decorar
Para preparar a carne de panela, basta juntar tudo em uma panela de pressão e cozinhar de 30 a 40 minutos.
É importante que a carne, antes, é claro, já esteja bem temperada, pode ser com alho e sal mesmo ou outros temperos de sua preferência, como páprica ou colorau.
Após o término do tempo acima, tire a pressão da panela e deixe ferver por mais alguns minutos para o gosto pegar ainda mais e o caldo engrossar. Você pode, ainda, acrescentar um caldo de legumes ou de carne nesse momento.
Tem quem goste também de, no cozimento, acrescentar outros legumes como cenoura e mandioca. Também fica uma delícia!
Ao servir, finalize com pimenta biquinho, como na foto acima.
Harmoniza muito bem com vinhos tintos como o sul-africano Nederburg 56 Hundred Pinot Noir 2018. De taninos macios e corpo de leve para médio, este exemplar é elaborado com a francesa Pinot Noir e conta com amadurecimento de 3 meses em barricas de carvalho.
Veja também: Vinho em casa: 9 dicas para curtir o almoço
Sobremesa: Tapioca de nutella com morango
Para fechar todas essas delícias com chave de ouro, que tal uma tapioca de nutella com morango para sobremesa?
Você vai precisar de:
- 1 pacote de tapioca ou goma hidratada
- Nutella
- Morango a gosto
Em uma xícara pequena, coloque de 300 a 400g de tapioca e vire essa quantidade em uma frigideira antiaderente pré-aquecida.
Espalhe a tapioca por toda a extensão da panela para que ela fique uniforme e evite assar mais um lado do que outro, ou mesmo queimar.
O tempo que você irá deixar a tapioca no fogo dependerá da potência do fogão, mas 3 a 5 minutos devem ser o suficiente. Vire a massa na metade do tempo para que ela asse dos dois lados.
Depois de retirar do fogo, é só espalhar a Nutella e acrescentar o morango. Você pode comer a tapioca aberta ou mesmo enrolá-la para “fechar”. Fica muito gostoso!
Brinde com um bom seco argentino, como o Altos del Plata Cabernet Sauvignon 2020, elaborado com uvas cultivadas no Córdon del Plata, na Cordilheira dos Andes, um local de altitude elevada e com terroir diferenciado.
Agora que você já sabe quais receitas rápidas pode fazer tomando um bom vinho e quais exemplares degustar neste momento, que tal se aprofundar ainda mais nesse universo incrível? Ouça o Wineverso Podcast!