3 receitas com Salmão para harmonizar
- 90 curtidas
- 25831 visualizações
- 0 comentários
Quem resiste a um delicioso salmão? Versátil e fácil de preparar, dá para apreciar esse peixe incrível de várias maneiras. Confira algumas harmonizações que tornam a experiência ainda mais especial.
O salmão é um peixe branco que possui coloração avermelhada devida a sua alimentação diferenciada. Rico em ômega 3, ele é o queridinho do momento e tem integrado diversas receitas, do consumo in natura à composição de assados. Se você é um apreciador desse peixe e é apaixonado por vinhos, pode surgir a dúvida de como harmonizar.
Por isso, separamos três formas de preparo desse peixe delicioso e seus melhores pares no mundo do vinho.
Salmão grelhado
Grelhar é uma forma de cozinhar que geralmente não agrega gordura ao preparo. Pode ser feito em diversos recipientes, mas os mais comuns são a grelha e a assadeira, visto que o assar é semelhante ao grelhar.
Ao grelhar o salmão, as fibras ficam mais tenras e secas, preservando os aromas e sabores próprios do peixe.
Aqui, cabem os vinhos brancos mais leves, com notas cítricas e de frutas brancas, com acidez agradável, como os das uvas Chardonnay e Pinot Grigio. O Ropiteau Frères Les Plants Nobles Chardonnay 2016 e o Fantinel Borgo Tesis D.O.C. Grave Pinot Grigio 2016 combinam perfeitamente.
Também cabem os rosés mais leves, florais, com notas frutadas e acidez agradável, como os exemplares do Loire ou italianos. Experimente harmonizar com o Carpineto Dogajolo I.G.T. Toscano Rosato 2016 e o Maison Foucher Le Point du Jour A.O.C. Rosé d’Anjou 2016.
Risoto de salmão
O risoto é um prato de origem italiana feito com um arroz específico, arbóreo, carnaroli e vialone nan, geralmente, finalizado com manteiga e queijo parmesão.
Um risoto feito com salmão só é possível porque esse peixe possui um sabor característico, mais forte e presente do que outros e, em vez de ficar imperceptível pelo sabor da base do risoto, aparece e se destaca, ganhando com a untuosidade e a cremosidade do prato, revelando uma poderosa combinação que permite explorar a harmonização.
Opte por brancos amadeirados, com mais corpo e sabores maduros, como os da uva Chardonnay, que brilham quando bem envelhecidos. Dicas: o Calyptra Gran Reserva D.O. Alto Cachapoal Valley Chardonnay 2014 e o Gallo Signature Series Russian River Valley Chardonnay 2013.
Outra opção são os tintos que possuem corpo de leve para médio, amadurecimento não muito perceptível no paladar e taninos sutis ou macios, como o Partridge Reserva Pinot Noir 2015 e o Parcelas de Familia Parcela Joven D.O.P. Valencia 2015.
Ceviche de salmão
Ceviche é um prato típico da culinária peruana que ganhou o mundo. Atualmente, essa delícia possui diversas versões, mas a base é geralmente um peixe cru (ou frutos do mar) marinado em suco de limão ou similar que possua a citricidade necessária.
É um prato com acidez viva, vibrante, com toque vegetal e tempero sutil, portanto, opte por espumantes brut ou vinhos brancos com boa acidez, como os da uva Sauvignon Blanc. Excelentes opções: Espumante Louis Bouillot Blanc De Noirs Brut e Canepa Reserva Famiglia Sauvignon Blanc 2016.